bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Guia do Ital sobre embalagens para a indústria farmacêutica abrange materiais e requisitos de qualidade

Publicação de órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP leva em consideração farmacopeias brasileira e americana

A publicação digital "Embalagens: Guia básico para o profissional da Indústria Farmacêutica" acaba de ser lançada pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, abordando função da embalagem, sua classificação, tipos de materiais, requerimentos, estudos de estabilidade e metodologias de ensaio para avaliação dos efeitos de transporte.

"Levamos em consideração alguns requisitos exigidos pelas farmacopeias brasileira e americana, que são as referências mais comumente seguidas para avaliação das embalagens em contato com produtos farmacêuticos e/ou soluções parenterais", ressalta a pesquisadora do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) do Ital Daniele Fidelis Borges, uma das autoras do guia, recomendado para profissionais da área farmacêutica, para especialistas em embalagens e para quem atua no controle, desenvolvimento e/ou especificação de embalagens.

Também são autores os pesquisadores Daniela Menegueli, Gustavo Moraes, Leandro Konatu, Leda Coltro, Paula Bócoli, Paulo Kiyataka e Raquel Souza. Já a revisão técnica é de Léa Oliveira, que contou com contribuição dos pesquisadores Aline Lemos, Fiorella Dantas, Rosa Alves, Sandra Jaime e Tiago Dantas.

As embalagens para produtos farmacêuticos também serão tema de curso on-line oferecido pelo Cetea em 3 e 4 de novembro, que abordará ainda embalagens para a área da saúde. A abertura das inscrições da capacitação, que será complementar à publicação recém-lançada, devem ser iniciadas um mês antes da data - acompanhe no calendário de eventos do Ital.

Em sua terceira edição - realizado em 2016 e em 2019 -, o curso trará as novidades quanto aos requisitos e novos materiais utilizados nas áreas. "Além de apresentarmos conteúdo teórico, temos a vivência de trabalhar com esses materiais diariamente nos laboratórios, o que permite apresentar exemplos práticos", ressalta Paula Bócoli, coordenadora do evento. "Serão abordados alguns requisitos normativos e explorados os ensaios que podem ser realizados para cada tipo de material, com exemplos e outras discussões relevantes", finaliza.

Crédito imagem: Cetea/Ital

 

Por Jaqueline Ishikawa
Assessoria de Imprensa Ital
jaqueline.harumi@sp.gov.br

 

Notícias por Ano