I Fórum de piscicultura em tanque-rede do Sudoeste Paulista

“Produção e viabilidade” é o tema do “I Fórum de Piscicultura em Tanque-rede do Sudoeste Paulista” que acontece nos dias 31 de julho e 1º de agosto, na Estância Turística de Avaré (SP). O evento é destinado a produtores rurais, agricultores familiares, técnicos do setor, piscicultores e estudantes, entre outros interessados.
O fórum é organizado pela Cooperativa dos Piscicultores do Médio e Alto Paranapanema (COOMAPEIXE), com o apoio do Pólo Regional do Médio Paranapanema/APTA, do Instituto de Pesca (IP/APTA) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), vinculados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento; do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Prefeitura da Estância Turística de Avaré.
O objetivo é ampliar, estimular, fomentar e incentivar a criação comercial de peixes na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. Dessa forma, espera-se contribuir para diminuição da pesca predatória, o aumento da produção de pescado, a conservação dos peixes nativos e a melhoria da qualidade de vida e da renda dos pescadores artesanais, agricultores familiares e pequenos produtores rurais. Além disso, busca-se estimular o crescimento de associações e cooperativas dedicadas à produção, comercialização e beneficiamento do pescado em tanque-rede na região de Avaré.
Entre os palestrantes, estão os pesquisadores João Donato Scorvo Filho (Pólo Leste Paulista/APTA), que vai abordar o tema “Aqüicultura sustentável em águas públicas da União: problemáticas e perspectivas”; Luiz Marques da Silva Ayroza (Pólo Médio Paranapanema/APTA), com o tema “Sistema de criação de peixes em tanque-rede na Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema”; e Rose Meire Vidotti (Instituto de Pesca), que vai tratar do tema “Aproveitamento integral de peixes”.
Na abertura, espera-se a presença do ministro da Pesca, Altemir Gregolim, e do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio. A programação completa do fórum, projetos em andamento e informações sobre o desenvolvimento da produção sustentável de peixes em tanque-rede na Bacia do Rio Paranapanema podem ser encontrados no site oficial do evento.
SERVIÇO:
I Fórum de Piscicultura em Tanque-rede do Sudoeste Paulista