bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

IAC realiza curso prático sobre extração de óleos essenciais

Os aromas estão presentes no cotidiano das pessoas, muitas vezes despercebidos. Desde o início do dia, ao escovar os dentes, passando por outros cheiros presentes nos alimentos, remédios, bebidas, cosméticos e tantos outros produtos, até chegar ao chá, antes do dormir. Para transferir tecnologias e informações que possam contribuir com o mercado de plantas aromáticas e de óleos essenciais, o Instituto Agronômico (IAC-APTA), realiza o 3º Curso Prático de Extração de Óleos Essenciais, no dia 29 de novembro de 2018, das 8h30 às 17h, em Campinas. O curso é voltado para produtores, técnicos, artesões e profissionais da indústria. A programação envolve atividades teóricas e práticas sobre técnicas de produção de plantas aromáticas, extração de óleos essenciais, mercado, fabricação de perfumes e opções existentes nesse segmento. O IAC é ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Os participantes terão acesso a palestras e visitas aos campos de manjericão, lavandas, alecrim, gerânio e outras espécies que compõem a coleção de plantas aromáticas e medicinais do IAC. Destiladores de diferentes portes serão apresentados e será realizada uma destilação em equipamento de grande porte. Os tópicos a serem abordados incluem desde o cultivo até a destilação em equipamentos de porte industrial e artesanal, separação do óleo, embalagem e armazenamento, com explicações dos pesquisadores do IAC.

Atualmente, os principais óleos produzidos no Brasil são eucalipto, citronela, capim limão e óleo de laranja, que são utilizados na indústria de cosmético, farmacêutica, alimentícia e química fina. Para o pesquisador do IAC, Nilson Borlina Maia, o mercado tem grande potencial de expansão para pequeno e médio produtor no país.

A pesquisadora do IAC, Eliane Fabri, explica que devido ao interesse observado nos cursos anteriores, que ocorreram em junho e agosto de 2018, nesta edição haverá palestras específicas sobre economia, mercado e produção de perfumes. “Os participantes vão poder entender mais sobre a legislação, o crescimento do mercado de perfumaria e os aspectos desse segmento”, diz a pesquisadora do IAC.

Outra dúvida recorrente dos interessados é sobre o grau de complexidade da extração de óleo e a escala da produção. Eliane esclarece que é possível a extração em pequena quantidade de óleo de forma simples e eficiente. “Há pessoas que acham que os preparos exigem alta complexidade e produção em grande escala, mas é algo simples, desde que observados procedimentos e equipamentos específicos que serão discutidos no evento”, afirma.

O IAC tem uma das maiores coleções de óleos essenciais do país, com cerca de 500 amostras de diversas espécies, mantida desde a década de 40. Os estudos envolvem desde o cultivo de plantas até as análises olfativas dos óleos extraídos, sendo a maioria dos trabalhos desenvolvidos em parceria com empresas e produtores rurais do setor. Há pesquisas em adaptabilidade ao clima e ao solo em diversas regiões do estado de São Paulo e de outras regiões brasileiras, por meio de parcerias com a iniciativa privada.

Serviço
3º Curso Prático de Extração de Óleos Essenciais

Data: 29/11/2018
Horário: 8h30 às 12h
Local: Avenida Barão de Itapura, 1481 Campinas
Horário: 13h50 às 17h
Local: Avenida Theodureto de Almeida Camargo, 1.500 Campinas
Contato: http://www.infobibos.com/oleosessenciais/

Por Carla Gomes (MTb 28156) e Mônica Galdino (MTb 47045)
Assessoria de Imprensa – IAC

Notícias por Ano