IAC recebe presidente da Confederação Nacional da Agricultura e agricultores

O Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, recebe nesta sexta-feira, 15, às 10h30, a visita da presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu. Ela se reúne, na sede do IAC, com produtores rurais e presidentes de sindicatos rurais de Campinas e Região.
Kátia Abreu vai debater com o grupo temas relevantes para o agronegócio e agricultores, como o novo Código Florestal. A reforma dessa legislação tem aspectos que, se aprovados, trarão sérios impactos para a agricultura, por exemplo, no Circuito das Frutas, na região de Jundiaí, em função das restrições impostas no aspecto da reserva legal. O secretário de agricultura de São Paulo, João Sampaio, estará presente.
A entrega da proposta do setor privado para o Plano de Safra (Plano Agrícola e Pecuário - Safra 2009-2010) ao Governo, que ocorrerá na sede da CNA, em Brasília, no dia 14, véspera da visita a Campinas, também deve integrar a pauta, já que o assunto é fundamental para o agronegócio brasileiro. Nessa proposta, além de o setor informar o montante de recursos necessário a ser liberado pelo Governo para financiar a safra e a taxa de juros correspondente, este ano o documento terá uma novidade: será acrescido de sugestões de medidas complementares para o setor enfrentar a crise.
A CNA tem buscado respaldo técnico junto a instituições de pesquisa para contribuir na reformulação do Código Florestal. O objetivo, segundo a entidade, é viabilizar a produção agrícola juntamente com a preservação dos recursos naturais. De acordo com a Confederação, espera-se chegar a uma norma permanente e moderna e, principalmente, que possa ser cumprida. Para isso, tem buscado a mediação das instituições científicas.
A decisão de fazer a reunião no IAC se deve ao histórico do Instituto e a toda a contribuição já realizada ao agronegócio brasileiro. “As instituições de pesquisa paulistas trabalham para trazer soluções aos produtores. E esse é um momento de busca de respostas. Nesse sentido, o ambiente da pesquisa é propício ao encontro entre produtores e CNA”, afirma Orlando Melo de Castro, coordenador da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), responsável pelos seis institutos de pesquisa agropecuária de São Paulo, dentre eles o IAC. Castro ressalta que toda oportunidade de receber produtores nas instituições científicas deve ser valorizada. “É importante para eles conhecerem de perto nosso trabalho e esse contato pode ajudá-los a lembrar, quando se depararem com os desafios no campo, que há apoio da pesquisa”, diz.
A visita a Campinas faz parte do programa CNA em Campo, em que a presidente visita cidades e debate temas relevantes para a agricultura. Dentre os assuntos a serem tratados com agricultores e presidentes de sindicatos rurais, está a reformulação da política de crédito rural, legislada por norma de 1965. O planejamento de um novo sistema de defesa sanitária animal e vegetal é outro assunto a ser abordado. O objetivo é melhorar a qualidade dos produtos. Segundo a CNA, inicialmente serão escolhidas dez culturas para análise de alternativas dentro de um projeto-piloto.
No IAC, haverá duas reuniões. Uma às 10h30 entre a presidente da CNA e os agricultores; e outra, às 12h, entre ela e os presidentes dos sindicatos rurais. Além da reunião da presidente da CNA, haverá palestra do secretário-executivo do SENAR, Omar Hennemann. O vice-presidente executivo da CNA, Fábio de Salles Meirelles Filho, fará a abertura do encontro.
Durante a visita a Campinas, que envolve a prefeitura, Kátia Abreu apresenta o programa CNA em Campo e um de seus principais projetos, envolvendo a aproximação da sociedade com o Sistema CNA/SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O programa está visitando todas as cidades pólo de desenvolvimento nas diversas regiões e Estados brasileiros.

Encontro: Confederação Nacional da Agricultura e agricultores
Data: 15 de maio de 2009.
Horário: 10h30.
Local: Sede do Instituto Agronômico - Avenida Barão de Itapura, 1481 - Campinas.

Assessora de Imprensa do IAC
Carla Gomes