bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

IAC tem três Laboratórios do Centro de Solos acreditados pelo Inmetro

O Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tem três laboratórios do Centro de Solos e Recursos Ambientais acreditados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) na norma NBR ISO/IEC 17025:2005. A cerimônia de diplomação dessa acreditação será realizada no dia 26 de novembro (sexta-feira), às 9 horas, em Campinas. 
Trata-se dos únicos laboratórios públicos no Brasil com essa acreditação. Essa norma atesta a competência técnica das unidades, incluindo dados e resultados tecnicamente válidos, com procedimentos que podem ser totalmente rastreados e que seguem normas de qualidade.
Estão acreditados os Laboratórios de Física do Solo, de Fertilidade do Solo e de Fertilizantes e Resíduos. Essas três unidades estão de acordo com a norma internacional utilizada por laboratórios de ensaios e calibração e pelos organismos de acreditação de laboratórios em todo o mundo, facilitando a harmonização de práticas e aceitação mútua no comércio internacional. Desde 25 de outubro, os três laboratórios do IAC já podem emitir certificados com o símbolo da acreditação.
Nos três laboratórios — todos em Campinas — foram acreditados quatro escopos: análise de fertilidade, análise de resíduos, análises granulométricas pelo método da pipeta e análises granulométricas pelo método do densímetro.
A acreditação de um laboratório, além da estrutura física e da manutenção e calibração de equipamentos, determina rigor na execução de procedimentos, que devem ocorrer de modo sistematizado, visando à não-variação de resultados, independentemente da pessoa que esteja realizando o trabalho. Na unidade acreditada, é obrigatório o registro criterioso de todas as ocorrências – desde a temperatura do ambiente, passando por possível queda de energia até a solicitação de um cliente.
O processo de melhoria para obtenção da acreditação envolveu investimentos em capacitação e treinamento de recursos humanos e adequação da estrutura física, totalizando cerca de R$ 360 mil. Os recursos vieram do Governo do Estado de São Paulo, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de recursos gerados pela prestação de serviços do Centro de Solos do IAC, administrados por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (FUNDAG).

Acesse álbum de fotos : >

A íntegra da reportagem está disponível no site www.iac.sp.gov.br.
Assessoria de Imprensa do IAC
Carla Gomes
(19) 2137-0616/0613
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.delicious.com/agriculturasp
www.slideshare.com/agriculturasp
www.orkut.com.br

Notícias por Ano