IB e Guarda Municipal de Campinas estreitam relacionamento para maior segurança de Centro de pesquisa do Instituto

O Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e a Guarda Municipal de Campinas estreitaram relação para melhorias na segurança do Centro Avançado de Pesquisa em Proteção de Plantas e Saúde Animal do IB (CAPSA), unidade localizada na Fazenda Mato Dentro, bastante tradicional em Campinas. Em setembro, a comandante da GM, inspetora Maria de Lourdes Soares, alguns guardas municipais estiveram no CAPSA para conversar com Claudio Marcelo G. Oliviera, Rita de Cassia D. L. Nogueira e Roselaine Bueno, membros da administração do Centro, sobre a segurança do espaço.

De acordo com o diretor do Centro do IB, Claudio Marcelo G. de Oliveira, a Guarda Municipal tem sido muito solícita no atendimento das demandas do Instituto Biológico, respondendo prontamente duas ocorrências de furto de fiação ocorridas em setembro.

“Nas duas ocasiões fomos atendidos com muita rapidez pelos guardas municipais Osnei, Júlio, Michel, Izaquiel, Kátia e Benedito, que atuaram com competência na prisão dos infratores, conduzidos ao departamento de polícia, autuados e levados à cadeia pública”, conta Oliveira.

O diretor do Centro do IB explica que, apesar de o Instituto Biológico contar com seguranças particulares em sua unidade de Campinas, o estreitamento de relações com a Guarda Municipal é fundamental para garantir a segurança dos servidores públicos e do patrimônio do IB, já que o Centro desenvolve diversos trabalhos importantes para o agro e a ciência nacional, como os relacionados a fitossanidade e bioinsumos.

“Essa aproximação é muito importante para nós. A visita da comandante Maria de Lourdes e demais guardas municipais à nossa unidade nos deu um grande ânimo para esse trabalho de cooperação. Temos nos sentido muito mais seguros, com as rondas realizadas pela Guarda desde então”, afirma Oliveira.

Por Fernanda Domiciano
Assessoria de Imprensa – APTA