IB encerra comemorações dos 90 anos com evento para a população

O Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, encerrou o ano de comemorações dos 90 anos de fundação do instituto com o plantio de nove ipês – cada um simbolizando uma década – e plantas para manutenção do 1º corredor verde para polinizadores, inaugurado em maio de 2017. As atividades foram realizadas em 17 de dezembro de 2017 e contaram com a participação de 300 pessoas, aproximadamente.
O evento do IB, em parceria com o CADES/Agenda 2030 Vila Mariana, iniciou-se com a manutenção do corredor verde para polinizadores, com a plantação de árvores forrageiras, herbáceas e arbustivas e a instalação de delimitadores de canteiros, com bambus, e a cobertura orgânica dos canteiros.
Depois, os participantes auxiliaram no plantio de nove mudas de árvores de ipês, das cores, amarelo cascudo, amarelo liso, roxo de bola, branco, cinco chagas, verde, roxo e dois ipês rosa, cada uma representando cada década de fundação completada pelo Instituto Biológico.
“A importância desse evento está em apoiar a conservação e recuperação do ambiente natural no meio urbano, disseminar conceitos e conteúdos socioambientais e abordagens sistêmicas, fomentar e qualificar o uso de espaços públicos, além de contribuir na conscientização diretamente dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, e dar maior visibilidade às atividades exercidas pelo Instituto Biológico”, diz a pesquisadora do IB, Harumi Hojo.
Para finalizar o evento e as celebrações do aniversário do instituto, foi realizado um piquenique com os participantes para comemorar as ações realizadas em conjunto com a Prefeitura Regional da Vila Mariana, CADES Vila Mariana, Agenda 2030, ODS e voluntariados durante todo o ano de 2017.
Corredor Verde para Polinizadores
O IB inaugurou em 28 de maio de 2017, o 1º corredor verde para polinizadores do País, implantado na calçada com 450 metros. O objetivo baseia na ação de plantio em calçadas urbanas visando contribuir com a arborização urbana, que além da atratividade de polinizadores, também visa proporcionar projetos socioeducativos. A arborização viabiliza a conexão entre populações de fauna de fragmentos vegetais maiores por conta das árvores abrigam uma infinidade de seres vivos, liquens, pássaros, insetos enriquecendo o ecossistema urbano, aumentando a biodiversidade.
Inspirado na “rodovia” para abelhas, da Noruega, e na “estrada para borboletas”, dos Estados Unidos, o projeto brasileiro visa atrair os insetos polinizadores e promover a conservação e recuperação do ambiente natural e urbano. De acordo com Antonio Batista Filho, diretor-geral do Instituto, o objetivo é qualificar e enriquecer a vegetação existente nas calçadas do IB, como forma de atrair os polinizadores. “Essa é uma ação tão importante quanto plantar florestas, pois criará conexões entre os bosques, maciços e florestas já existentes, favorecendo o serviço dos polinizadores, o que é muito benéfico para a ampliação da biodiversidade na cidade”, explica.
O corredor, montado na calçada do IB, liga a Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, no trecho compreendido entre a Rua Dante Pazzanese e Avenida Ibirapuera, e a Rua Amâncio de Carvalho, no trecho entre a Rua Dante Pazzanese e a Rua Astolfo de Araújo. O local, que contava com 60 espécies de plantas, entre palmeiras, árvores e arbustos, recebeu o plantio simbólico de plantas nativas de São Paulo, como o pau cigarra, bracatinga, carvalho brasileiro e embiruçu, entre outras.
90 anos do Instituto Biológico
O Instituto Biológico completou 90 anos de atividades em 2017. O instituto é referência brasileira em pesquisas e prestação de serviços relacionados à sanidade animal e vegetal e mantém laboratórios e unidades de pesquisa em São Paulo, Campinas, Bastos e Descalvado. A comemoração aconteceu no dia 6 de novembro de 2017, durante a solenidade de abertura da 30ª Reunião Anual do Instituto Biológico (RAIB), que discutiu os desafios do agronegócio e na qual foi lançado o livro “Instituto Biológico – 90 anos inovando o presente”.
“A celebração dos 90 anos do IB é motivo de orgulho não apenas para os setores e profissionais envolvidos na agropecuária, mas para todos os cidadãos, que reconhecem nesta instituição um dos pilares da pesquisa científica e sua aplicação ao desenvolvimento da agricultura e da pecuária paulista e brasileira. Ao longo de sua história, o IB tem inovado e seus trabalhos impactam a economia e melhora a qualidade de vida dos produtores, uma recomendação do governador Geraldo Alckmin”, afirma Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Por Giulia Losnak (estagiária) e Fernanda Domiciano
Assessoria de Imprensa – APTA