IEA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, vai oferecer cursos de extensão e atualização

A partir de agosto, o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, oferecerá cursos de extensão e atualização com o objetivo de contribuir para a transferência do conhecimento e o aprimoramento profissional.
O primeiro curso, intitulado "Turismo Rural: Estratégias de Desenvolvimento", ocorre dias 9 e 16 de agosto, das 9 às 13 horas. Com carga horária de 8 horas, tem como docente Andreia Roque, professora doutoranda na área de Turismo e Meio Ambiente, presidente da ONG Instituto de Desenvolvimento do Turismo e sócia da Operadora Brasil Rural.
Dentre os tópicos do programa estão os conceitos fundamentais sobre turismo rural, interpretação do ambiente, concepção e gestão de produtos turísticos rurais, além de marketing e comercialização. O valor do investimento é de R$ 360; para estudantes e funcionários públicos, R$ 310.
Nos dias 22 e 29 agosto, também das 9 às 13 horas, o pesquisador do IEA Vagner Azarias Martins vai ministrar o curso "Introdução ao Sensoriamento Remoto Agrícola (SRA)". Martins é graduado em Estatística pela Universidade Capital (2000), com especialização em Elementos de Amostragem pela USP (2002), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2009) e diversos cursos complementares em Estatística e Economia Agrícola.
No programa, as características dos principais sistemas orbitais de sensoriamento remoto utilizados na agricultura, níveis de aquisição de dados, comportamento espectral de culturas agrícolas, principais índices espectrais de vegetação, extração de informações de imagens orbitais para agricultura e aplicações de técnicas de sensoriamento remoto. A carga horária é de 8 horas e, o investimento, de R$ 350; estudantes e funcionários públicos pagam R$ 300.
O curso "Introdução ao Sistema GPS de navegação e aplicações" será oferecido em 24 e 31 agosto, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas, respectivamente. A carga horária será de 11 horas e as aulas serão conduzidas por Marcos Adami, graduado em Ciências Econômicas, com mestrado e doutorado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas, experiência na área de Economia Agrária e de Recursos Naturais.
O valor do investimento é de R$ 550; para estudantes e funcionários públicos, R$ 490. Dentre os temas enfocados estão cartografia e GPS, noções de cartografia, modelos da Terra e sistemas de referência (Datum), sistemas de coordenadas, mapeamento e representação cartográfica, escala e precisão posicional, sistemas de navegação por satélites artificiais, estrutura do sistema GPS, tipos de receptores, métodos de posicionamento, principais comandos do aparelho de navegação, dentre outros.
Em todos os casos, descontos para grupos devem ser solicitados diretamente à coordenação de cursos e são apenas 25 vagas para cada um.
INFORMAÇÕES E LOCAL DOS CURSOS:
Instituto de Economia Agrícola
Av. Miguel Stéfano, 3.900, Água Funda, São Paulo-SP
Fones: 11 5067-0466/0526/0455/0460/0481
E-mail: sato@iea.sp.gov.br (Geni Satiko Sato)
Assessoria de Comunicação/Secretaria
Marina Mantovani/Adriana Rota/Melissa Cerozzi