II Seminário da Agricultura Familiar na Alta Paulista: Diversificação e Novas Alternativas de Cultivos será realizado neste 17 de março

O Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, irá realizar o II Seminário da Agricultura Familiar na Alta Paulista: Diversificação e Novas Alternativas de Cultivos, no dia 17 de março de 2022, das 7h30 às 16h30. O evento ocorre no município de Junqueirópolis, no Centro de Formação Educacional. Agricultores familiares, técnicos e pesquisadores da região terão a oportunidade de acessar conhecimento e tecnologias sobre produção e comercialização de acerola, mandioca de mesa, videira para produção de suco, implantação de lavoura e comercialização de abacate, além de tecnologia e segurança de aplicação de defensivos agrícolas. O evento abordará sobre o Protocolo de Transição Agroecológica de Aquisição de Alimentos pela Merenda Escolar Municipal.

O pesquisador do IAC, José Carlos Feltran, irá apresentar a palestra: Mandioca de mesa, produção e renda. Em novembro de 2021, o IAC lançou duas variedades de mandioca de mesa: a IAC 6-01 e a IAC 28-00. O público terá informações sobre as cultivares, as tecnologias de manejo e valor agregado proporcionado por esses novos materiais. “Existem várias opções para agregar valor, como o processamento mínimo e a venda do produto embalado à vácuo e refrigerado, que serão apresentados ao público”, diz

A cultivar IAC 6-01 reúne qualidades que agradam aos consumidores e aos agricultores. Para o consumidor, a IAC 6-01 oferece polpa amarela, com teor de betacaroteno equivalente a 800 UI de vitamina A/ 100g de polpa de raiz— em média as cultivares no mercado têm, no máximo, 240 UI de vitamina A. O betacaroteno é uma das formas de se obter naturalmente a vitamina A. “Além desse incremento na qualidade nutricional do alimento, a IAC 6-01 ainda tem cozimento rápido, inferior a 35 minutos. Ou seja, traz o pacote completo para conquistar apreciadores em varejões e mercados”, comenta o pesquisador do IAC, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).

Para os agricultores, a nova cultivar atrai pelo potencial produtivo superior a 30 toneladas por hectare, sendo colhida 12 meses após o plantio. As raízes têm formato cilíndrico regular, com plantas compactas de porte alto: primeira ramificação tem em torno de 0,60 cm.

A IAC 28-00 destaca-se pela excelente qualidade das raízes cozidas. Com alta produtividade — tem potencial produtivo superior a 35 toneladas por hectare. As raízes têm formato cônico cilíndrico regular e a película da raiz é de cor marrom claro, com polpa creme. A colheita é feita 12 meses a partir do plantio, em uma planta compacta de porte alto, tendo a primeira ramificação altura em torno de 0,60 cm. Para o consumidor, a boa notícia é o cozimento rápido: em menos de 30 minutos já está pronta para ser saboreada.

Segurança e saúde do trabalhador

A segurança dos produtores também será discutida na palestra Tecnologia e Segurança de Aplicação de Defensivos Agrícolas. O pesquisador do IAC, Hamilton Humberto Ramos, fará uma apresentação sobre a aplicação em pequenas propriedades, além de uma demonstração prática e simples de pulverização. Essa atividade faz parte do Programa Aplique Bem, que treina trabalhadores rurais para a adequada prática de pulverização, com vistas aos cuidados com a saúde do aplicador, preservação ambiental e eficiência no controle de pragas e doenças nas lavouras.

O Aplique Bem é um programa desvinculado de marcas comerciais e estratégias mercadológicas da empresa parceira, a UPL. Com 15 anos de atuação, o Aplique Bem já treinou cerca de 75 mil trabalhadores rurais, em pequenas e médias propriedades, em aproximadamente mil municípios de 23 estados do Brasil. “O programa foi adotado em outros sete países: Burkina Faso, Costa do Marfim, Colômbia, Gana, Mali, México e Vietnã”, afirma o pesquisador do IAC.

Em fevereiro, o Programa Aplique Bem recebeu o Prêmio em Boas Práticas, na categoria Responsabilidade Social, concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Uva para suco

A viticultura terá destaque na palestra Cultivo de Videira para a Produção de Suco, que será ministrada pelo pesquisador do IAC, José Luiz Hernandes. Entre as cultivares com potencial produtivo estão: Isabel Precoce, Bordô, Brs Cora e Concord.

A Casa da Agricultura de Junqueirópolis e a CATI Regional Dracena, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, e a prefeitura de Junqueirópolis também integram a organização do evento.

Serviço

Evento: o II Seminário da Agricultura Familiar na Alta Paulista: Diversificação e Novas Alternativas de Cultivos

Data: 17/03/2022

Horário: 7h30 às 16h30