Incentivo do Governo para parcerias abre as portas para novas iniciativas

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que incentiva as parcerias com a iniciativa privada para desenvolvimento de projetos de pesquisa em agropecuária, recebeu no Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), a empresa holandesa de nutrição animal, De Heus, para uma reunião sobre as áreas de pesquisa do Instituto e as possíveis parcerias em pesquisas na área de bovinos de corte. O IZ é ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA),

Os representantes da empresa, Jacob Goelema, gerente global do departamento de pesquisa e desenvolvimento, Fabiano Alvim Barbosa, gerente global do departamento de pesquisa e eesenvolvimento de bovinos de corte, Anderson Augusto Di Pietro, gerente de Produtos na área de bovinos no Brasil, e André J. N. Neto, consultor técnico de bovinos de corte, na região de Ribeirão Preto, visitaram o Centro Avançado de Pesquisa de Bovinos de Corte do IZ em Sertãozinho, com o objetivo de conhecerem a infraestrutura e os pesquisadores da área para tratarem de futuras parcerias, colaborando com o desenvolvimento da pecuária sustentável no Estado de São Paulo e no Brasil por meio de pesquisas inovadoras.

A pesquisadora do IZ, Sarah Figueiredo Martins Bonilha, recebeu o grupo e apresentou as linhas de pesquisas do Centro, com enfoque nos resultados do Programa de Melhoramento Genético do Instituto de Zootecnia. Em sequencia, o pesquisador Eduardo Marostegan de Paula, apresentou o conceito do novo laboratório de Fermentação Ruminal e Nutrição de Bovinos de Corte e os estudos que serão desenvolvidos.

Segundo a diretora do Centro de Pesquisa, Joslaine Cyrillo, foi apresentado os sistemas “in vitro” que estão sendo implantados no laboratório e como esses sistemas podem ser usados para avaliar aditivos, ingredientes e dietas totais de produtos em desenvolvimento para a melhoria da cadeia produtiva, tornando a pesquisa mais eficiente e econômica.

A pesquisadora Renata Helena Branco Arnandes, a pós-doutoranda do IZ Lorrayny Galoro da Silva, e o pesquisador, Eduardo, apresentaram aos visitantes as instalações do Instituto, como o laboratório de Fermentação Ruminal e Nutrição de Bovinos de Corte, o confinamento com 80 baias individuais, a nova estrutura da Prova de Gangho de Peso e áreas de baias coletivas equipadas com os sistemas INTERGADO® e o Growsafe®.

Para a diretora do Centro a visita foi excelente. Segundo ela, a empresa mostrou-se muito interessada para o desenvolvimento de novas pesquisas e o IZ estará à disposição para as propostas. “É muito relevante para o Instituto ter a parceria de uma das maiores empresas na área de nutrição animal”, enfatiza.
A empresa holandesa, De Heus Nutrição Animal, é uma organização internacional com liderança na indústria de nutrição animal. Com mais de 100 anos de existência, ela continua sendo administrada e de propriedade da família De Heus. Em 2012, a empresa ingressou no mercado brasileiro e desde 2012 tem atendido produtores de suínos, aves e bovinos no Brasil. É uma empresa conhecida por seus programas customizados de nutrição animal, linhas de produtos com ótima performance e soluções alimentares que objetivam ajudar os seus clientes a melhorarem o resultado zootécnico dos seus plantéis.

Por Lisley Silvério (MTb. 26.194)

Assessora de Imprensa – IZ