Inscrições para curso de mestrado do IZ-APTA, IB-APTA e IAC-APTA

As inscrições para a seleção de candidatos (processo seletivo 2009/2011) ao primeiro curso de mestrado stricto sensu, do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, deverão ser feitas no período de 3 a 28 de novembro de 2008. O curso, concentrado em “Produção animal sustentável”, foi aprovado recentemente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Inclui três linhas de pesquisa e é direcionado para profissionais das áreas de Zootecnia, Veterinária, Agronomia, Biologia, Bioquímica e outras afins As inscrições deverão ser feitas pessoalmente ou on-line na Secretaria de Pós-Graduação do IZ-APTA, à Rua Heitor Penteado, 56 – Nova Odessa (SP), ou ainda pelo site www.iz.sp.gov.br (link: Pós-Graduação – Processo Seletivo 2009/2011). A seleção será realizada nos dias 11 e 12 de dezembro, por meio de análise da documentação apresentada, análise do currículo, prova de interpretação de texto em inglês e entrevista. Já as inscrições para o processo seletivo (biênio 2009-2010) do curso de mestrado strictu sensu do Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, deverá ocorrer no período de 6 a 31 de outubro próximo. O curso, credenciado pela CAPES, está concentrado na área de “Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio”. As inscrições deverão ser feitas pessoalmente na Secretaria de Pós-Graduação do Instituto Biológico, situado à Avenida Conselheiro Rodrigues Alves 1252 - Vila Mariana, São Paulo (SP). Outras informações podem ser obtidas no site www.biologico.sp.gov.br/posgraduacao. No Instituto Agronômico (IAC-APTA), as inscrições para o processo seletivo 2009/11 do mestrado em “Agricultura Tropical e Subtropical” estarão abertas a partir de 1º de outubro. O curso stricto sensu é composto de três áreas de concentração (gestão de recursos agroambientais; genética, melhoramento e biotecnologia vegetal; e tecnologia da produção agrícola) que oferecem 10 vagas cada uma. As inscrições deverão ser feitas on-line pelo site www.iac.sp.gov.br. Doutorado no IAC O início do curso de doutorado do Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, aprovado recentemente pela CAPES, ainda não tem data definida, embora a previsão ainda seja para este ano. “O nosso curso vai ser de fluxo contínuo, então, nós não vamos ter uma época específica para o aluno entrar no doutorado”, diz Ana Maria Lagôa, coordenadora do Programa de Pós-Graduação do IAC. Ela antecipa que há um regimento para o ingresso: o aluno deve elaborar um projeto, passar por uma entrevista, apresentar currículo e, em entrevistas com o Comitê da Pós-Graduação, será encaminhado para os orientadores. O doutorado no IAC vem atender à necessidade do mercado de agronegócio, que tem elevado as exigências na contratação de profissionais, explica Ana Lagôa. A exemplo do mestrado já existente há nove anos no Instituto, o doutorado deverá proporcionar uma formação com ênfase no desenvolvimento de soluções práticas para as demandas agrícolas. Para o aluno que ingressar no curso, os benefícios estão no contato com pesquisadores experientes e com diversa área de pesquisas – de pequenas a grandes culturas, como as café, cana e citros, em que o IAC tem a liderança de resultados científicos. O doutorado abre ainda a possibilidade de realizar parte da pesquisa no exterior. Para a Instituição, o curso de doutorado tem o potencial de atrair novos “cérebros” para os estudos, dando maior visibilidade perante o cenário de Ciência e Tecnologia, especialmente frente às instituições de fomento. “O mestrado já dá grande visibilidade e viabiliza projetos que seriam impossíveis de serem concluídos sem esse meio. O doutorado multiplicará oportunidades e investimentos em projetos”, diz Ana Lagôa. Assim como o mestrado do IAC, o doutorado terá três áreas de concentração: Gestão de Recursos Agroambientais; Genética, Melhoramento Vegetal e Biotecnologia (área na qual o IAC se destaca); e Tecnologia da Produção Agrícola. José Venâncio de Resende/Lisley Silvério/Carla Gomes/David da Silva Junior (estagiário) Assessoria de Comunicação (11) 5067-0424 (Gabinete - APTA) (19) 3466-9434 (IZ – Nova Odessa) (19) 3231-5422, ramal 124 (IAC – Campinas)