Inscrições abertas para congresso de iniciação científica da Secretaria com foco em tecnologia no agro

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo realizará, entre os dias 10 e 12 de setembro, na Capital, o 17º Cicam – Congresso de Iniciação Científica em Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais. A iniciativa é do Instituto Biológico (IB), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), e está com inscrições abertas.

A edição de 2019 chega focada em tecnologias, com palestras sobre nanotecnologia na produção, realidades e tendências da agricultura digital e internet das coisas. O melhoramento genético tanto animal quanto vegetal também ganha espaço nos três dias de evento (veja programação completa abaixo).

O Cicam tem como público-alvo estudantes de graduação e demais interessados nas áreas de sanidade animal, vegetal, proteção ambiental, pragas urbanas, museologia e história da ciência e Recursos Humanos. Mais informações pelo e-mail duarte@biologico.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 5087-1722.

10 de setembro:

8h – 9h30: Entrega de material, inscrição e afixação dos pôsteres
9h30 – 10h30: Abertura
10h30 – 12h: Palestra de abertura - Nanotecnologia na agricultura/ambiente - Dr. Leonardo Fernandes Fraceto - UNESP - Campus Sorocaba
14h – 14h30: Melhoramento Genético Convencional de plantas visando ao controle de pragas e doenças - Dra. Kátia R. Brunelli Braga - Sakata
14h30 – 15h: Melhoramento Genético Animal Convencional: atualidades no mercado pecuário - Dr. Rafael Espigolan (USP)
15h – 15h30: Café
15h30 – 16h: Perspectivas do Melhoramento Vegetal por transgenia para o controle de pragas e doenças - Dr. Marcos Fernando Basso - Consultor científico em projetos de Biotecnologia Vegetal - Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen)
16h – 16h30: Perspectivas do Melhoramento Animal por proteômica em rebanhos - Dra. Mirele D. Poleti (USP)
16h30 – 18h: Agricultura digital: realidade e tendências (Startup Altave)

11 de setembro:

9h – 12h: Apresentações orais dos projetos desenvolvidos por alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq)