Instituições de Pesquisa e Extensão da Secretaria de Agricultura difundem tecnologias para valorização florestal

O Dia Internacional das Florestas, celebrado em 21 de março, lembra que devemos ter consciência da importância econômica e ecológica das florestas, pois promovem a interação entre seres vivos, preservam os recursos hídricos e a biodiversidade do planeta. Para resguardar este cenário, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio de suas Instituições de pesquisa científica vinculadas à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e dos trabalhos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), promove ações de recuperação de florestas e implantação de sistemas integrados de produção agropecuária, viabilizando o melhor uso da terra e, consequentemente, mantendo os benefícios ambientais e ecológicos para a sustentabilidade do meio.

As instituições da Secretaria de Agricultura buscam identificar, avaliar e difundir tecnologias, ao produtor, com os resultados obtidos nos Sistemas Integrados [lavoura-pecuária-floresta]. São práticas relevantes que reforçam a sustentabilidade dos agronegócios, ao utilizar diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais, numa mesma área. O Sistema ainda agrega valor ao produto final das cadeias produtivas vegetal e animal.

A APTA Regional, por exemplo, possui uma rede que promove experimentações e difusão de sistemas integrados e agroflorestais em oito Unidades Regionais de Pesquisa e Desenvolvimento [Colina, Assis, Tietê, Brotas, Bauru, Adamantina, Pindamonhangaba e Itapetininga]. A APTA Regional de Piracicaba realiza ainda uma série de projetos voltados à valorização das florestas, como os projetos de restauração de Florestas Paludosas, que ocorrem em áreas úmidas e são pouco estudadas, apesar de serem fundamentais para a manutenção dos recursos hídricos. A essas se juntam outras iniciativas, que veem a preservação das florestas como processo essencial no enfrentamento às mudanças climáticas.

Outra instituição que se destaca nessa área é o Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), que desenvolve projetos com uso de árvores de mogno africano e pastagens consorciadas com leguminosas forrageiras que fornece nitrogênio ao pasto, aumenta a disponibilidade de proteína ao animal e promove a sustentabilidade no sistema.

Já a vitrine tecnológica na Fazenda Ataliba Leonel da CATI, que é voltada ao desenvolvimento técnico e à transferência do conhecimento, desenvolve sistemas sustentáveis de conservação do solo. A Fazenda é palco de práticas conservacionistas e dias de campo que reúnem produtores, técnicos e pesquisadores, não só do Estado de São Paulo, mas de todo Brasil, onde são vendidas as sementes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Lisley Silvério (MTb. 26.194)
Assessora de Imprensa
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo