bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Instituto Biológico apresenta o mundo dos insetos em semana nacional de ciência e tecnologia

A vida dos insetos é o tema central da exposição Planeta Terra que o Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, preparou para o período de 19 a 25 de outubro na capital paulista, como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O objetivo da SNCT é popularizar a ciência, levando ao conhecimento da população atividades que mostram a importância da ciência, tecnologia e inovação para a vida de cada um de nós.
Na oportunidade, os visitantes poderão vivenciar, entre as várias atrações programadas, como vivem as formigas, monitorando suas atividades através de um formigueiro artificial, conta o diretor do IB Antonio Batista Filho. Outro destaque é a contribuição dos insetos como fonte de alimentos que são consumidos pelos seres humanos. Insetos especialistas em disfarces na natureza serão apresentados ao público, como é o caso do bicho-pau que pode atingir cerca de 20 cm de comprimento e se misturar aos ramos das árvores, simulando a forma de um graveto e, dessa forma, “enganando” seus predadores.
Outra atração é o jardim das borboletas, cujas flores servem para atrair esses organismos, diz Batista Filho. Insetos pragas de plantações como café e milho serão identificados no campo. O visitante terá oportunidade de entrar em uma lavoura de café no coração de São Paulo, considerada a maior plantada em área urbana. Conhecerá as práticas de controle de pragas agrícolas e os insetos provenientes dessa plantação que poderão ser examinados através de microscópios instalados na própria área.
Uma cozinha montada na exposição servirá de referência para apresentação dos insetos urbanos, aqueles como formigas e cupins que infestam nossas casas, revela o diretor do IB. Criações de diferentes insetos irão mostrar a biodiversidade desses que constituem o maior grupo de espécies existentes na natureza. Haverá também oficina de origami (dobraduras de papel) para a confecção de insetos e a apresentação de vídeo educativo sobre o tema.
O roteiro de atividades reserva para o final uma corrida de baratas, a ser realizada no baratódromo construído para tal fim.  Grande parte dessas atividades utiliza sistema biológico, ou seja, os temas são desenvolvidos utilizando-se insetos vivos.
A exposição é aberta ao público com entrada e estacionamento gratuitos. Escolas podem fazer o agendamento através do e-mail  planetainseto@biologico.sp.gov.br
Semana Nacional
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, reúne atividades diversas, como dias de portas abertas em instituições de pesquisa e ensino; tendas da ciência em praças públicas; feiras de ciência, concursos, oficinas e palestras; ida de cientistas às escolas; e jornadas de iniciação científica. Também abrange distribuição de cartilhas, encartes e livros; exibição de filmes e vídeos científicos; excursões científicas; programas em rádios e TVs; eventos que integram ciência, cultura e arte, entre outras atividades.
A SNCT, que acontece no Brasil desde 2004, busca mobilizar a população, principalmente crianças e jovens, para valorizar a criatividade, a atitude cientifica e a inovação. Além de mostrar a importância da C&T para a vida de cada um e o desenvolvimento do país, permite à população conhecer o discutir os resultados, a relevância, o impacto e as aplicações das pesquisas científicas e tecnológicas na vida das pessoas.
As atividades são promovidas e realizadas por universidades e instituições de pesquisa; escolas públicas e privadas; institutos de ensino tecnológico; centros e museus de C&T; entidades científicas e tecnológicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais; unidades de conservação; jardins botânicos e zoológicos; secretarias municipais e estaduais de C&T e educação; empresas; meios de comunicação; órgãos governamentais; ONGs e outras entidades  da sociedade civil.    
Links de interesse:
- Instituto Biológico
- Ministério da Ciência e Tecnologia

SERVIÇO:
Exposição Projeto Planeta Inseto
Data: 19 a 25 de outubro, das 9 às 12h e das 14 às 17h
Local: Instituto Biológico - Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
Vila Mariana – capital
Contato: (11) 5087-1703 ou e-mail: planetainseto@biologico.sp.gov.br

Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424

Acompanhe a Secretaria de Agricultura:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp

 

Notícias por Ano