Instituto Biológico discutirá os desafios do agronegócio durante Reunião Anual

Os desafios do agronegócio serão discutidos durante a 30ª RAIB (Reunião Anual do Instituto Biológico), que será realizada de 6 a 9 de novembro de 2017, em São Paulo, Capital, na Sede do Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Durante a solenidade de abertura da reunião, em 6 de novembro de 2017, às 15h, será realizada a comemoração dos 90 anos do Instituto Biológico. As inscrições para a RAIB podem ser feitas no link.
O objetivo do evento é proporcionar aos participantes inovações e tecnologias no agronegócio, favorecendo a reflexão sobre problemas e soluções para a agricultura brasileira. Na reunião deste ano, serão discutidos quatro temas: saudabilidade dos alimentos, como ser ativo em uma economia competitiva e inovadora estando em uma instituição pública de pesquisa, sustentabilidade no agronegócio e programas de certificações para prevenção da influenza aviária e erradicação da febre aftosa.
A programação inclui ainda uma mesa redonda sobre as dificuldades para avaliação dos parâmetros sobre a Capacidade de Campo Operacional no Brasil e a palestra “Um olhar sobre os profissionais da quarta revolução industrial”, que será ministrada por Fernando Nardo, da Spiral Desenvolvimento Organizacional e Treinamentos. A programação completa da 30ª RAIB pode ser acessada aqui.
90 anos do IB
O Instituto Biológico (IB-APTA) completa 90 anos de pesquisas ininterruptas em 26 de dezembro de 2017. Referência brasileira em pesquisas e prestação de serviços relacionados à sanidade animal e vegetal, o IB atua em programas fundamentais, muitos deles coordenados pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para promover a sanidade, importante para o trânsito internacional de produtos agropecuários.
O Instituto mantém laboratórios e unidades de pesquisa em São Paulo, Campinas, Bastos e Descalvado. Atualmente, 137 projetos de pesquisa estão em andamento no Instituto Biológico, nas áreas de sanidade animal e vegetal, pragas urbanas e monitoramento de resíduos de agroquímicos. O Instituto conta com 101 pesquisadores científicos e 82 servidores de apoio.
De acordo com Antonio Batista Filho, pesquisador e diretor-geral do IB, a sanidade é estratégica para o Estado e para o Brasil. “Um dos maiores entraves para importação e exportação de produtos pelos países é a sanidade. O Instituto Biológico tem papel fundamental na realização de diagnósticos que mostram que os produtos paulistas e brasileiros estão livres de contaminação e podem ser exportados”, afirma.
Uma média de 585 diagnósticos por dia são realizados pelo IB com padrão internacional. Em 2016, o Instituto realizou o total de 200 mil diagnósticos na área de sanidade animal e vegetal. As amostras para os exames foram provenientes de 16 Estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia, Tocantins, Espirito Santo, Ceará, Rio Grande do Sul, Maranhão e Bahia. “Esses diagnósticos constituem uma ferramenta básica para ações dos órgãos de defesa estadual e federal, com vistas a evitar a entrada ou circulação de pragas e doenças dentro do País”, explica Batista Filho.
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, o IB é um instituto estratégico para São Paulo e para o Brasil. “A sanidade é um fator chave para importação e exportação de produtos agropecuários, por exemplo, e fundamental para o sucesso do agronegócio. O IB, ao longo desses 90 anos, tem realizado pesquisas e diagnósticos importantes e trabalhado para inovar, uma recomendação do governador Geraldo Alckmin”, afirma.
30ª RAIB (Reunião Anual do Instituto Biológico)

Data: de 6 a 9 de novembro de 2017
Local: Instituto Biológico
Endereço: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 125, São Paulo – SP