bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Instituto Biológico receberá certificação do Inmetro para unidade laboratorial de sanidade animal e vegetal

O Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, receberá certificado da Coordenadoria Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para realização de ensaios nas unidades laboratoriais das áreas de saúde animal e vegetal. Receber este certificado de acreditação significa que os laboratórios do IB fazem parte da Rede de Laboratórios de Ensaios (REBLE) do Inmetro e seguem a norma internacional ISO/IEC 17025, utilizada para emissão de relatórios de ensaios aceitos nos mercados nacionais e internacionais.
A cerimônia de entrega será realizada em 16 de agosto de 2016, às 10h, durante a abertura do 3º Encontro da Qualidade em Laboratórios Científicos, em São Paulo, Capital. O evento reunirá laboratórios de todo o país, que seguem, em sua maioria, a norma internacional de ensaio e calibração.
O sistema de gestão da qualidade ISO/IEC 17025 do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Sanidade Animal e Vegetal do IB é formado por 10 unidades laboratoriais e cinco administrativas. O Centro realiza 40 tipos de ensaios para diagnóstico de 350 tipos de exames, aproximadamente, totalizando 162 mil ensaios por ano.
Os ensaios são para detecção de brucelose, encefalopatias espongiformes transmissíveis de ruminantes, mormo, botulismo, peste suína, doença de Aujeszky, estomatite vesicular, língua azul, sarna suína, além da identificação de artrópodes, fungos, bactérias, vírus e viroídes de plantas. “As análises são realizadas, principalmente, para médicos-veterinários e órgãos oficiais, como as Defesas Agropecuárias e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)”, afirma Antonio Batista Filho, diretor-geral do IB.
A certificação será entregue por Patrícia Weifgert Camargo, analista-executiva em metrologia e qualidade da Divisão de Acreditação de Laboratórios da Coordenadoria Geral de Acreditação (Dicla/CGcre/Inmetro). “Esse certificado representa anos de trabalho na implantação e implementação de sistema de gestão de qualidade no Instituto Biológico. Ele mostra a competência e credibilidade dos serviços prestados pelo instituto”, afirma Nayte Vittielo, pesquisadora científica e gerente da qualidade do IB.
APTA é líder em normas e procedimentos acreditados pelo Inmetro
A credibilidade dos serviços laboratoriais oferecidos pelos institutos de pesquisa ligados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) pode ser comprovada por meio da acreditação de sistemas de gestão da qualidade baseados na NBR ISO/IEC 17025, em que os procedimentos padronizados aliados à competência técnica são internacionalmente reconhecidos pela CGcre/Inmetro. A APTA é a instituição líder neste quesito com 220 ensaios e procedimentos acreditados pelo Inmetro e/ou credenciados pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Em 2015, 350 mil análises laboratoriais foram realizadas pela APTA atendendo ao padrão de qualidade dos processos produtivos e produtos obtidos.
Os ensaios acreditados, oferecidos pelo Instituto Biológico (IB-APTA), Instituto Agronômico (IAC-APTA) e Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA), abrangem uma gama de serviços cobrindo desde insumos da produção rural até análises de alimentos prontos para o consumidor final. Algumas análises são fundamentais para importação e exportação de produtos pelo Brasil.
3º Encontro da Qualidade em Laboratórios Científicos
O Instituto Biológico realizará o 3º Encontro da Qualidade em Laboratórios Científicos entre 16 e 18 de agosto de 2016, em São Paulo, Capital. O evento reunirá laboratórios de todo o país, na sua maioria, que seguem a norma internacional ISO/IEC 17025, relacionada aos requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaios e calibração.
O objetivo é promover o debate, intercâmbio de conhecimento teórico-prático e capacitar profissionais para as atividades relacionadas à qualidade das análises laboratoriais. A ideia é reunir profissionais da iniciativa pública e privada para debaterem sobre a implantação e implementação dos sistemas de gestão de qualidade baseados nas normas internacionais ISO 9001 e ISO/IEC 17025.
O evento reunirá, principalmente, laboratórios que realizam ensaios biológicos nas áreas de saúde animal e vegetal. “A maioria dos laboratórios participantes é acreditada CGcre/Inmetro na norma ISO/IEC 17025. Porém, também irão participar algumas instituições que estão iniciando o processo de implantação do sistema de gestão da qualidade e outras com sistemas de gestão integrado”, afirma Nayte.
Aproximadamente, 20 instituições públicas e privadas de São Paulo, Bahia, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro participarão do evento, que contará com representantes do Inmetro, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA), e Magnetti-Marelli. São parceiros do evento as empresas Fundepag, Qualtec, Mangis e Bry.
A Associação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviço em Defesa Agropecuária (Andagro) também participará do evento. A associação representa 16 empresas que atuam em diversas áreas como o diagnóstico fitossanitário e sanitário, identificação genética, registro de produtos e insumos, tratamento fitossanitário, entre outras. “A entidade busca ampliar a participação do setor privado nas discussões que afetam nossa atividade e também divulgar a importância do serviço que os laboratórios prestam para o sistema de defesa agropecuária”, explica Nayte.
Durante o encontro será discutida a interação entre o Inmetro e o MAPA no processo de acreditação dos laboratórios de diagnóstico agropecuário, calibração de equipamentos, garantia de qualidade, documentação, materiais de referência, sistema de gestão, software e assinatura digital. Será apresentada ainda uma palestra motivacional com trocas de experiências entre as instituições que possuem os dois sistemas de qualidade, a ISO 9001 e ISO/IEC 17025.  Cerca de 20 trabalhos serão apresentados por profissionais que relatam suas experiências na implantação e implementação de sistemas de gestão da qualidade em instituições públicas e privadas.
O público-alvo do evento são gestores, colaboradores de instituições de pesquisa, universidades, empresas, gerentes da qualidade, assistentes de direção, estudantes, pesquisadores e interessados em gestão da qualidade.
SERVIÇO
3º Encontro da Qualidade em Laboratórios Científicos
Data: de 16 a 18 de agosto de 2016
Local: Instituto Biológico
Endereço: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252, Vila Mariana – São Paulo/SP
Inscrições: www.biologico.sp.gov.br
Informações: qualidade@biologico.sp.gov.br
Por Fernanda Domiciano
Assessoria de Imprensa – APTA
19 – 2137-8933

Notícias por Ano