bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Instituto Biológico comemora 93 anos com resultados capazes de mudar a realidade dos produtores paulistas

Unidade da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP é estratégica para comércio de produtos agropecuários e para garantir a saúde das plantas, animais, meio ambiente e consumidores. Confira vídeo sobre a data clicando aqui

O Instituto Biológico comemora seus 93 anos neste dia 10 de novembro de 2020. Referência no Brasil e no exterior em pesquisas científicas relacionadas à sanidade animal, vegetal e proteção ambiental, o Instituto é considerado estratégico pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo para que o agro paulista e brasileiro ganhe e mantenha seus produtos nos principais mercados consumidores do mundo. 

Esta relevância, segundo Ana Eugênia de Carvalho Campos, diretora geral do IB, se dá pela instituição trabalhar com saúde, seja ela das plantas, dos animais, do meio ambiente e, consequentemente, dos consumidores. “O IB está sempre antenado às exigências do mercado e da população nas questões relacionadas ao alimento seguro. Nossas pesquisas estão focadas na solução desses problemas”, afirma.

Para garantir a saúde de todo esse ecossistema, o IB atua no desenvolvimento científico, na participação de programas estratégicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), além de prestação de serviços para o setor de produção. Por ano, mais de 200 mil diagnósticos são realizados pelo Instituto de pesquisa paulista, por exemplo.

“Hoje os mercados, sejam eles nacionais e internacionais, exigem a sanidade como peça-chave para importação e exportação de produtos e essas análises são fundamentais para isso”, explica Antonio Batista Filho, coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), instituição responsável por coordenar os seis Institutos de Pesquisa e 11 Polos Regionais do agro paulista.

O aniversário do Instituto será celebrado com um vídeo que será disponibilizado no Youtube em 10 de novembro, às 8h30. Esta será uma ação de abertura do 18º Congresso de Iniciação Científica em Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais (CICAM), que será realizado de forma totalmente online neste ano devido à pandemia de Covid-19.

Por Fernanda Domiciano
Assessoria de Imprensa – APTA
fdomiciano@sp.gov.br
gsalmeida@sp.gov.br

Notícias por Ano