bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Instituto de Pesca apresenta ração sustentável para peixes carnívoros

Tecnologia do IP atende demanda global por alimentos mais sustentáveis para a aquicultura, sem uso de farinha de peixe

O Instituto de Pesca (IP-APTA) apresentou ao setor produtivo uma nova ração sustentável para peixes, durante evento que marcou a celebração do aniversário de 130 anos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A nova ração, desenvolvida em parceria com a BRF Ingredients – unidade de negócios interdependente da Companhia especializada na produção de ingredientes de alta performance para as indústrias de nutrição e saúde –, permite a substituição total da farinha de peixe (FP) para alimentação da truta arco-íris utilizando insumos sustentáveis e subprodutos da indústria animal.

A apresentação da tecnologia ocorreu durante celebração do aniversário da Secretaria em 30 de novembro, na Sede do Instituto Agronômico, em Campinas. O evento contou com a presença do vice-governador Rodrigo Garcia, do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, de servidores da Pasta, de autoridades e de representantes do setor agro.

De acordo com a pesquisadora do Instituto de Pesca, Neuza Takahashi, a nova tecnologia do IP trará impacto para toda a indústria mundial de salmão, peixes nativos e peixes marinhos. “A criação de peixes carnívoros depende de ração a base de farinha de peixe, na qual 5 kg de peixes marinhos capturados são usados para produzir 1 kg de peixe cultivado. Tal impacto sobre a natureza não é mais tolerado. Os consumidores exigem uma ração com insumos não extrativista, como essa que desenvolvemos”, afirma.

Neuza explica que os peixes carnívoros suprem o nicho mais valorizado do mercado consumidor. O cultivo em cativeiro exige, porém, uma alimentação que atenda a requisitos nutricionais mais específicos, em contraste a peixes que se alimentam de plantas ou detritos do fundo. “O sucesso em atender a tais requisitos nutricionais é verificado por meio de teste com truta arco-íris, modelo experimental internacional de peixe carnívoro. Se aprovado para a truta, o produto é geralmente extensível para outras espécies carnívoras”, explica a pesquisadora.

Para o desenvolvimento do novo ingrediente, foram utilizados os subprodutos da indústria de processamento de aves, fontes proteicas renováveis de qualidade e rastreáveis. O produto encontra-se disponível no mercado nacional como Proteína Hidrolisada de Frango da BRF Ingredients e também está sendo comercializada no exterior.

“A aquicultura do futuro tem que ser sustentável econômica e ambientalmente, portanto, além do uso de fontes proteicas alternativas de qualidade a busca por ração comercial ZERO-FP é a forma de preservar os recursos marinhos limitantes e garantir o crescimento da indústria aquícola”, afirma Neuza.

Durante o evento de aniversário da SAA, uma amostra do novo produto foi entregue por Neuza, pela vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BRF, Grazielle Parenti, e pela gerente executiva de Relações Institucionais e Governamentais da empresa, Helena Romeiro de Araújo, a Manoel Joaquim Peres, da empresa de ração Qualy Nutrição Animal, e Paulo Gustavo Salgado Ribeiro, produtor da Truta dos Alpes, de Pindamonhangaba, interior paulista.

Outras entregas

Os Instituto de pesquisa ligados à Agência Paulista e Tecnologia dos Agronegócios (APTA) também entregaram em 30 de novembro outras cinco tecnologias nas áreas de cana-de-açúcar, horticultura, eficiência alimentar de bovinos, búfalos, ovos e ingrediente antioxidante, indicadores econômicos.

As entregas fazem parte do Programa de Monitoramento do Governo do Estado de São Paulo. Até 2022, os seis Institutos e 11 Polos Regionais de pesquisas ligados à APTA, da Secretaria, disponibilizarão 200 tecnologias a todas as cadeias de produção do agro. Neste ano, a meta é disponibilizar 50 tecnologias na área de agricultura, pecuária, pesca e aquicultura, economia, processamento de alimentos e sanidade.

Por Fernanda Domiciano
Assessoria de Imprensa – APTA
fdomiciano@sp.gov.br
gsalmeida@sp.gov.br

Notícias por Ano