Instituto de Pesca completa 47 anos e planeja ampliar parcerias com setor produtivo

O Instituto de Pesca (IP), órgão de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, completou 47 anos em 08 de abril. A data foi celebrada com uma solenidade na Sede do Instituto, em São Paulo, e contou com a presença de cerca de 150 pessoas, dentre elas, o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), Arnaldo Jardim, e representantes do setor produtivo.
Durante a solenidade, o diretor do IP, Luiz Marques da Silva Ayroza, apresentou o plano de trabalho do Instituto para os próximos anos e reiterou os esforços que estão sendo realizados para fortalecer sua infraestrutura de pesquisa. “Esse ponto será fundamental para orientar nossas atividades e unir ainda mais a pesquisa ao setor produtivo, buscando o equilíbrio entre o desenvolvimento da atividade e a sustentabilidade ambiental”, afirmou.
De acordo com o Secretário Arnaldo Jardim, o esforço para aproximar as pesquisas desenvolvidas pelo IP do setor produtivo corresponde às orientações do Governador Geraldo Alckmin para os institutos de pesquisa da pasta. “Nós queremos que as tecnologias geradas por nossos pesquisadores contribuam para o desenvolvimento da agricultura em São Paulo. E nessa área de pesca e aquicultura, o IP será fundamental para explorarmos o enorme potencial de crescimento que o setor apresenta”, declarou Arnaldo Jardim.
O piscicultor e ex-presidente da Câmara Setorial de Pescado, Emerson Esteves, também participou da solenidade e destacou o trabalho realizado pela SAA e pelo IP para a organização do setor. “No último ano nós produzimos 60 mil toneladas de pescado em São Paulo. Só de tilápia foram produzidas 38 mil toneladas. Hoje, nós temos um ambiente que nos dá tranquilidade por termos todo respaldo técnico. Ampliando as parcerias entre os produtores e os órgãos da Secretaria de Agricultura, como o Instituto de Pesca e a CATI, São Paulo tem potencial para ser o maior produtor de peixes do Brasil”, projetou Esteves.
Homenagem e palestras
A solenidade também foi marcada por homenagem a servidores que contribuíram ao longo dos anos para o fortalecimento do Instituto de Pesca e que hoje estão aposentados. Marisa Helena Cestari Casartelli e Elizabeth Aparecida dos Santos representaram esses servidores e receberam das mãos do Secretário Arnaldo Jardim flores e um certificado de agradecimento pelos serviços prestados. “É muito emocionante receber esse reconhecimento depois de tantos de trabalho e dedicação. É a prova do dever cumprido, é isso que sinto”, relatou a emocionada Marisa.
Além da homenagem, ainda foram proferidas duas palestras por pesquisadores do IP e uma pelo pesquisador Alexandre Ceroni, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, que discorreu sobre o tema “Ética na Pesquisa Científica e Experimentação Animal”.
Por Leonardo Chagas
Revisão Márcia Navarro Cipólli