Instituto de Pesca promove a II Semana do Pescador, em Santos

Acontece desde ontem (até domingo, dia 28) a II Semana do Pescador, no Museu de Pesca de Santos (SP). O evento é promovido pelo Núcleo de Informação do Centro do Pescado Marinho do Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e antecede às comemorações do “Dia de São Pedro, Protetor dos Pescadores” (29 de junho). Trata-se de uma tradição nas comunidades pesqueiras, que inclui, por exemplo, missas campais e procissões marítimas.
A programação da II Semana do Pescador prevê a apresentação do livro “Rei dos Mares Deus na Terra – Cenários da Pré-história Brasileira” (de Manoel Gonzalez); a exposição fotográfica “Caiçaras Urbanos”, sobre pesca e pescadores, de Christina Amorim; a exposição “Projeto Albatroz”; o artesanato caiçara do Grupo Caruartes, com Lígia Mesquita e Vanda Góis; esculturas de Rick; pintura sobre tela (ao vivo) com o artista plástico Alexandre Hubber; e o teatro infantil.
Na abertura da programação (dia 24), estiveram presentes vários representantes do setor pesqueiro, de órgãos governamentais, da Câmara Municipal de Santos e da Assembléia Legislativa do Estado. Pescadores mais antigos foram homenageados.
Com a “Semana do Pescador”, o Instituto de Pesca tem a oportunidade de homenagear a comunidade pesqueira, através da comunicação e da expressão da arte.
Centro de Comunicação do Instituto de Pesca
Antonio Carlos Simões