cabecalho apta130219

Instituto de Pesca recebe alunos do curso internacional sobre planejamento espacial marinho

O Instituto de Pesca (IP-APTA), órgão de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, recebeu no dia 11 de dezembro os alunos brasileiros e estrangeiros que participaram do ‘Curso Internacional sobre Planejamento Espacial Marinho’, realizado em Santos pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), com o apoio da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (COI-UNESCO).

Sob a coordenação do pesquisador Acácio Ribeiro Gomes Tomás, do Centro Avançado de Pesquisa do Pescado Marinho (CAPPM), os alunos tiveram um primeiro contato com os problemas do setor pesqueiro, referentes ao ordenamento do espaço marítimo, que envolve, além da pesca, a área de maricultura. A ação ocorreu em virtude de uma das metas do evento ser a preparação dos gestores governamentais de diversos países na condução do processo de implantação do Planejamento Espacial Marinho, em suas respectivas áreas de jurisdição.
No Instituto de Pesca, cinco dos 25 alunos foram recebidos por Tomás, que os acompanhou em visita às dependências do CAPPM, após a apresentação dessa base de pesquisa pela sua diretora, a pesquisadora Thaís Moron. Na Unidade Laboratorial de Controle da Produção Pesqueira, o pesquisador Antonio Olinto acompanhou os estudantes.

Organizador do curso, que ocorreu de 9 a 12 de dezembro em Santos, o SECIRM é o órgão colegiado é composto por quinze ministérios com assuntos pertinentes ao ambiente marinho, e coordena o projeto ‘Amazônia Azul’ (antigo ‘Projeto Revizee’).

Por Antonio Carlos Simões
Instituto de Pesca - APTA - SAA

Pin It

Notícias por Ano