Instituto de Pesca recebe visita de comitiva colombiana

Representantes do Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e da Red CorHuila, da Colômbia, se reuniram na última sexta-feira, (23), na sede do Instituto, em São Paulo, para discutir o potencial de parcerias acadêmicas e científicas entre as duas instituições.
De acordo com Julio Lombardi, pesquisador e assistente-técnico de direção do IP, o principal objetivo do encontro foi estreitar o relacionamento entre as duas instituições.
“Nós averiguamos a possibilidade de estabelecer um convênio em que possamos intercambiar alunos de pós-graduação e, também, agendar a visita de professores. Essa troca de conhecimentos é importante para as instituições de pesquisa e extremamente valorizada dentro do Instituto de Pesca”, explica Lombardi.
A delegação colombiana, formada por representantes de universidades do departamento de Huila (equivalente ao Estado) e de Secretarias de Relações Interinstitucionais de municípios da região, aproveitou o encontro para apresentar o seu programa de desenvolvimento de intercâmbio regional. O departamento de Huila, cuja capital é Neiva, está localizado na região Centro-Oeste da Colômbia e é um dos maiores produtores de tilápia do país. Por isso, a possibilidade de intercâmbio com o Instituto de Pesca, que é uma referência na área de aquicultura no Brasil, atraiu a comitiva.
Na oportunidade, a delegação do país vizinho foi recebida por pesquisadores dos Centros de Recursos Hídricos e de Peixes Ornamentais do Instituto de Pesca, que apresentaram as linhas de pesquisa em desenvolvimento no IP. Além da reunião, os colombianos ainda participaram de uma visita ao Aquário e ao Laboratório de Análise de Água do IP.

Por Letícia Chiquetto (estagiária) e Leonardo Chagas
Revisão Márcia Cipólli