Institutos da APTA são aprovados pela CAPES e oferecerão cursos de mestrado e doutorado

Por Leonardo Chagas O Instituto Agronômico (IAC-APTA) e o Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, vão oferecer cursos, respectivamente, de doutorado e mestrado. Os novos cursos de pós-graduação foram aprovados pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação, durante a 102ª Reunião do Conselho Técnico Científico, ocorrida de 21 a 25 de julho. O IAC possui desde 1999 o programa de mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical. Cento e oitenta dissertações já foram defendidas. O curso, que tem dois anos de duração, envolve três áreas de concentração - Tecnologia da produção agrícola, Gestão de recursos agroambientais e Genética, melhoramento vegetal e biotecnologia – e desperta o interesse não só de estudantes brasileiros como também de outros países. Agora, com a aprovação da CAPES, o Instituto também oferecerá o curso de doutorado em Agricultura Tropical e Subtropical, com as mesmas áreas de concentração. Os interessados poderão se candidatar a partir de setembro. Segundo a coordenadora dos cursos de pós-graduação do IAC, Ana Maria Magalhães Andrade Lagôa, o ingresso para o doutorado em Agricultura Tropical e Subtropical da instituição será feito em forma de fluxo contínuo. Ou seja, o interessado apresenta seu Projeto de Tese, é feita uma entrevista onde também será avaliado o currículo do candidato e, caso aprovado, ingressa no curso, que tem duração de quatro anos. De acordo com a pesquisadora, “além de serem muito importantes para a formação de novos pesquisadores, os cursos também trazem recursos para a Instituição”. “Isso ocorre porque aumentam as possibilidades de fomentos para projetos, como por exemplo da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)”, explica a coordenadora. Já o IZ, também recomendado pela CAPES, iniciará seu curso de mestrado em Produção Animal Sustentável no primeiro semestre de 2009, com duração média de dois anos. Segundo a coordenadora do curso Maria José Valarini, a expectativa é que sejam abertas cerca de 15 vagas. O mestrado do IZ abordará três linhas de pesquisa: “Seleção para produção”, “Nutrição e Alimentação” e “Bem-estar animal e segurança alimentar”. Este curso, pioneiro em pós-graduação no IZ, pretende capacitar profissionais na área zootécnica, proporcionando-lhes conhecimentos com vistas à produtividade, à qualidade do produto e aos impactos ambientais dessas atividades, afirma a pesquisadora. Vilarini informa ainda que o curso propiciará ao IZ, pela primeira vez, atuar na formação de recursos humanos especializados, com a chancela da CAPES, órgão de reconhecida competência nacional e internacional em ensino superior. Para a pesquisadora, “o curso trará uma nova ´oxigenação´ científica ao corpo de pesquisadores do IZ em tempos difíceis de redução do quadro técnico”. O mestrado, “embora de bases acadêmicas sólidas, terá um viés tecnológico, comprometido com o setor produtivo e o meio-ambiente”, finaliza a coordenadora. O diretor-geral do IZ, Paulo Bardauil Alcântara, também destaca a vocação profissional do curso que será oferecido pela instituição. De acordo com ele, as dissertações de mestrado estarão ligadas a projetos em andamento no Instituto, gerando um produto ou processo de utilização prática. “O mestrado trará maior visibilidade para a Instituição, além de aumentar o número de trabalhos científicos”, explica. Bardauil acredita que, em função do curso, o IZ poderá concorrer de forma mais agressiva a investimentos tanto do setor público como privado. “O mestrado será muito importante também do ponto de vista da atualização do corpo técnico, uma vez que o aluno exigirá que eles estejam sempre atualizados, procurando novas técnicas e métodos”, afirma Bardauil. Mais informações sobre os cursos de mestrado e doutorado do IAC podem ser obtidas pelo telefone (19) 3231-5422 ramal 194 ou pelo e-mail pgiac@iac.sp.gov.br. Já os interessados no curso de mestrado do IZ podem entrar em contato pelo telefone (19) 3466-9400 ou pelo e-mail mjvalarini@iz.sp.gov.br. José Venâncio de Resende Assessoria de Comunicação (11) 5067-0424/0435 (Gabinete APTA) (19) 3231-5422, ramal 124 (IAC - Campinas) (19) 3466-9434 (IZ - Nova Odessa)