Institutos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP integram semanas de Ciência, Tecnologia e Inovação

Alinhados à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), transformada neste ano em Mês Nacional de Ciência e Tecnologia, dois Institutos de pesquisa e um Polo Regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo participam de semanas municipais paulistas, que iniciam neste sábado e terminam na sexta-feira (23). O Instituto Agronômico (IAC) e o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), integram a programação da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI) de Campinas e de Presidente Prudente.

“A ciência e a tecnologia são fundamentais para todos os setores da sociedade. Iniciativas como as semanas municipais e nacional de Ciência e Tecnologia são muito importantes para que a população conheça as instituições de pesquisa e a relevância de seus estudos. No âmbito da Secretaria de Agricultura, temos seis Institutos e 11 Polos Regionais, com atuação em todos os setores do agronegócio. Essas instituições geram soluções para o campo e são imprescindíveis para a produção dos alimentos consumidos nas cidades”, afirma Antonio Batista Filho, coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).

Confira as iniciativas abaixo!

Microrganismos podem ser benéficos?

Você sabia que os microrganismos nem sempre são prejudiciais? Muitas pessoas falam do coronavírus, que é um microrganismo, mas existem outros grupos como bactérias, fungos e dentre estes há as espécies, como a levedura, presente em pães, massas e bolos, que trazem benefícios para a alimentação, por exemplo. Esta e outras questões serão apresentadas por pesquisadores do IAC durante a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas.

“Alguns microrganismos presentes na água, no solo e nas plantas podem ser benéficos. Na nossa área de trabalho analisamos a interação desses microrganismos benéficos com as plantas”, diz o pesquisador do IAC, Matheus Cipriano. De acordo com ele, o conjunto de microrganismos vivos compõe a microbiota do solo, composta principalmente por vírus, bactérias e fungos. “Essa microbiota é um fator primordial para garantir a qualidade do solo”, afirma. Os interessados podem assistir à apresentação ao vivo, às 9h, no dia 22 de outubro.

Segundo Cipriano, os laboratórios de Solos do IAC conseguem isolar esses microrganismos para que os profissionais possam estudar e verificar quais propriedades benéficas podem ser multiplicadas e aplicadas para a planta se desenvolver melhor no campo. Essas bactérias são aplicadas nas mudas de hortaliças, cana-de-açúcar, milho, café e soja. A opção por aplicá-las em mudas se deve ao fato de esse tratamento contribuir para o crescimento mais rápido das plantas. “Essas aplicações, além de aumentar a produção de biomassa das culturas, podem proteger as plantas contra uma grande gama de pragas e doenças. Outra curiosidade é que comemos vários alimentos que foram produzidos dessa forma, como no caso das hortaliças, e em relação ao manejo orgânico”, afirma Cipriano.

O IAC também participará com outras apresentações durante a SMCTI de Campinas como “Os solos e o ambiente: conhecer para conservar”, “Drones: utilização na gestão agrícola e ambiental”, “Vamos plantar salsinha”, “Nutrientes do solo e a segurança alimentar” e “Plantas também pegam doenças causadas por vírus”.

Conhecimento para estudantes de Ensino Médio

A partir de segunda-feira (19), às 9h, até sexta-feira (23), às 15h, os estudantes do Ensino Médio de Campinas poderão participar da atividade educativa Viva a Tecnologia de Alimentos, que ficará no ar durante o período vinculada ao site do Ital (www.ital.agricultura.sp.gov.br). Composta por vídeos e jogos dedicados à Ciência e Tecnologia de Alimentos, a atividade pontua os participantes de acordo com o desempenho e o melhor colocado no ranking no fim do período ganhará um kit de alimentos industrializados e a publicação “Alimentos Industrializados – A importância para a sociedade brasileira” será entregue à sua escola.

Além do recém-lançado vídeo ‘O que a ciência tem a ver com a sua alimentação?’, produzido pela Associação de Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) com a Peripécia em parceria com o Ital, serão exibidos vídeos exclusivos com as pesquisadoras Izabela Alvim e Fabiana Ramos, que abordam alimentos processados, segurança dos alimentos, tipos de alimentos, embalagens, consumo e destinação.

Inovação

Pesquisadores do Ital e do Polo Regional de Presidente Prudente da APTA participam também da III Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, realizada pela Fundação Inova Prudente. As ações da APTA terão como público-alvo estudantes, profissionais e empreendedores.

Com o tema “inteligência artificial e nanotecnologia”, serão apresentadas as palestras “Inteligência artificial na agricultura”, proferida pelo pesquisador da APTA, Ricardo Firetti; “Acordos de pesquisa, desenvolvimento e inovação: estrutura e case de compartilhamento de área”, pela diretora de Programação de Pesquisa e vice-diretora do Ital, Gisele Anne Camargo; e “Tendências em embalagens: conveniência e sustentabilidade”, pela vice-diretora do Centro de Tecnologia de Embalagens (Cetea) do Ital, Fiorella Dantas.

Informações:
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo