Integrar e Inovar: Foco DGE/APTA

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) iniciou a partir de fevereiro de 2007 um processo de formulação e implantação de várias ações com o objetivo de criar mecanismos mais eficientes e efetivos em gestão de Pesquisa e Desenvolvimento(P&D). Estas ações estão em desenvolvimento através de seu Departamento de Gestão Estratégica (DGE); e dentre elas cita-se a organização das atividades das áreas de P&D em cinco Programas Estratégicos; a Prospecção de Demandas de P&D; o Sistema de Avaliação de Impactos de P&D; o Sistema de Avaliação Institucional; a reformulação e disponibilização de ferramenta de gestão em P&D- SIGA (Sistema de Informações Gerenciais dos Agronegócios); o desenvolvimento de sites para projetos e programas; e a hospedagem e manutenção pelo DGE das Ferramentas de Informação (CIIAGRO, INFOSECA e GERMO). Essas atividades visam uma gestão mais eficiente, efetiva e transparente na APTA. O DGE tem como missão formular e gerenciar políticas e diretrizes com uma visão multi-disciplinar de cadeias de produção, visando a interação entre as unidades da APTA na geração e transferência de conhecimentos para o desenvolvimento dos agronegócios, segundo Decreto nº 46.488 de 8 de Janeiro de 2002. O Departamento também apóia os esforços de captação de recursos, viabiliza projetos institucionais a serem financiados por agentes externos ou por entidades e organizações públicas nacionais, estaduais, internacionais e iniciativa privada. A equipe do DGE é composta por: Pedro Luis Guardia Abramides, Diretor Técnico de Departamento Alceu de Arruda Veiga Filho, Luiza M. Capanena, Luis Otávio Saggion Beriam, Silvio de Barros Filho, Célia Beatriz Gonçalves,Alessandro Capovilla, Silvio Begosso, Jefferson de Almeida Inácio, Luis Fernando Ribeiro, Elaine Abramides, Maria de Lourdes Siqueira, Deborah Chiari Moreno e Rita de Cássia Gregol. Os cinco Programas Estratégicos Foram organizados os seguintes Programas Estratégicos: Bioenergia, Segurança Alimentar, Sustentabilidade Ambiental, Organização do Espaço Rural e Periurbano, e Produtos e Processos Estratégicos para o Agronegócio. O DGE nominou e organizou os programas com o objetivo de orientar a atividade de P&D por temas considerados prioritários no cenário da pesquisa agropecuária não só para o presente como também para o futuro. Essa organização programática proporcionará mecanismos de gestão que facilitarão as ações da Agência, além disso, induzirão a criação de um ambiente mais competitivo no sentido de ampliar a capacidade de captação de recursos e estreitamento das relações da APTA com parceiros estratégicos, como por exemplo, outras Instituições de P&D, Universidades, organizações sociais em geral, Prefeituras, iniciativa privada, entre outros. Bioenergia O objetivo geral do programa de Bioenergia é fomentar e gerar pesquisas e propor ações estaduais que compreendam os diversos aspectos da bioenergia, do desenvolvimento de estudos científicos e tecnológicos de viabilidade, aplicações e utilização da biomassa até aspectos relacionados a impactos sócio-econômicos e ambientais dos biocombustíveis. Organização do Espaço Rural e Periurbano O objetivo do programa é desenvolver pesquisas e monitorar a organização do espaço rural paulista com a finalidade de direcionar ações e políticas públicas que atendam as necessidades locais, regionais e nacionais, com ênfase no desenvolvimento da agricultura familiar. Produtos e Processos Estratégicos para o Agronegócio Este programa possui como objetivo geral identificar, desenvolver e fomentar pesquisas e propor ações estratégicas para produtos e processos na agropecuária paulista e nacional. Segurança Alimentar O Programa Estratégico Segurança Alimentar tem como objetivo desenvolver pesquisas e sugerir ações que contribuam para assegurar a certificação de processos e a qualidade dos alimentos que são produzidos ou transitam dentro do território paulista, tanto nas questões que englobam qualidade sanitária e de biossegurança, quanto de segurança do trabalho em relação a produção em si. Sustentabilidade Ambiental Possui como objetivo geral desenvolver projetos relacionados à regulamentação e uso adequado dos recursos naturais renováveis, através do manejo sustentável e da diversificação de produtos como forma de garantir a preservação da biodiversidade e sustentabilidade ambiental da agropecuária paulista.