bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

IP homenageia publicitário responsável por campanha em prol da revitalização do Museu de Pesca

Uma homenagem póstuma ao professor universitário e publicitário santista Marco Antonio Batan foi prestada no Museu de Pesca, na cidade de Santos, no dia 19 de maio. A homenagem é uma iniciativa do o Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com o Rotary Club Santos-Oeste.
Na década de 1990, Batan organizou uma campanha para conscientizar a população local sobre importância de se revitalizar o Museu de Pesca, que à época encontrava-se fechado havia oito anos.
A campanha de revitalização do Museu de Pesca encabeçada por Marco Antonio Batan teve início em 1995 e foi batizada de “SOS Museu de Pesca”. A iniciativa se destacou pela mobilização de diversos setores da comunidade santista, capitaneada pelo Rotary Club Santos-Oeste e pelo jornal A Tribuna. Com o objetivo de levantar recursos para revitalizar o imponente prédio que abriga o Museu, foram realizadas diversas ações, como um “pedágio” pelas ruas de Santos, no qual as pessoas eram estimuladas a contribuir com R$ 2 em troca de um adesivo da campanha.
Presente à cerimônia, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, destacou a importância da iniciativa do homenageado para as novas gerações e também a preocupação da direção do IP no resgate dessa história.
“Como medir a importância desse sonho do Batan que foi compartilhado por toda a comunidade de Santos? Talvez isso possa ser medido pelo grande número de pessoas que passam pelo Museu de Pesca todos os anos e que saem daqui melhor do que entraram, porque são estimulados a se dedicar ao estudo da biologia, ao estudo da agronomia, da zootecnia, coisas que fazem a diferença na história do Brasil! Mas essa importância também pode ser medida pelo valor da participação comunitária. Que a perseverança e o exemplo do Batan possam se manter vivos a cada visita e continuar despertando e inspirando a mudança que todos nós queremos”, disse o secretário.
O secretário de Cultura de Santos, Fábio Nunes, também compareceu à cerimônia de homenagem lembrando a campanha de revitalização do espaço. Ele ressaltou a importância do Museu de Pesca para a cidade dizendo que “esse espaço é um grande polo de difusão cultural, ambiental e educativa da cidade de Santos. São esses espaços que criam nos jovens e nos adultos a vontade de seguir adiante em busca de conhecimento”, salientou Nunes.
Junto do coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Orlando Melo de Castro, e do diretor de departamento do IP, Luiz Marques da Silva Ayroza, a pesquisadora e diretora do Museu de Pesca, Thaís Moron Machado, lembrou que a repercussão da campanha organizada por Batan foi decisiva para sensibilizar o governador do Estado à época, o santista Mário Covas, sobre a necessidade de revitalização do espaço.
“Com o montante arrecadado pela campanha, mais o apoio financeiro do Estado, que foi disponibilizado pelo governador Mário Covas via Secretaria de Agricultura, foi possível dar início à restauração do Museu de Pesca, culminando em sua reabertura ao público em 1998, 11 anos depois de seu fechamento, e três após o início da campanha SOS Museu de Pesca”, lembrou a diretora do Museu.
Ao final do encontro, familiares do homenageado, representados por seu filho Mauro Batan, acompanharam junto aos representantes do Rotary Club Santos-Oeste, ao qual Marco Antonio era associado, o descerramento da placa de agradecimento afixada na sala dos tubarões do Museu de Pesca. “A campanha de revitalização do Museu da qual meu pai fez parte é o exemplo de que quando a população se une consegue fazer muito mais”, disse Mauro Batan.
Por Leonardo Chagas
Revisão Márcia Cipolli
Foto João Luiz
Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Instituto de Pesca
(11) 3871-7588
cecomip@pesca.sp.gov.br

Notícias por Ano