bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

IP promove curso sobre criação e reprodução de peixes ornamentais de água doce

O Instituto de Pesca (IP), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizará no dia 26 de novembro, das 9h às 18 horas, o Curso “Criação e reprodução de peixes ornamentais de água doce – Noções Básicas”. O evento será realizado em São Paulo, SP, e conta com a coordenação do pesquisador Maurício Keniti Nagata, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Peixes Ornamentais do IP.
O objetivo do curso é transmitir noções básicas sobre como criar e fazer a manutenção de peixes das principais famílias mantidas em cativeiro. “O curso é destinado àqueles que têm interesse em criar, manter e reproduzir peixes ornamentais de água doce, tendo algum conhecimento ou não”, conta Nagata.
Entre os peixes sobre os quais participantes mais têm curiosidade de aprender a realizar a reprodução está o betta, que também é conhecido como peixe de briga siamês ou combatente, por causa da sua agressividade contra outros da mesma espécie, principalmente os machos. Essa espécie é conhecida por ter baixo custo e ser resistente. “Ele capta o oxigênio do ar, conseguindo sobreviver, inclusive, em pântanos e locais com pouco oxigênio”, explica o pesquisador.
Por exigir mais equipamentos e cuidados, uma das espécies de maior dificuldade para a criação é o acará-disco. “É indispensável mais atenção com a temperatura da água, já que ela deve ser mantida em torno dos 28ºC”, diz Nagata. Espécies como guppy espada, carpa e cascudo, dentre outras, também serão mencionadas no curso.
Se a intenção é comercializar, os participantes também poderão tirar dúvidas sobre quais espécies podem ser vendidas, de acordo com lista do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), e qual é a documentação necessária para o comércio.
São 70 vagas destinadas a hobistas, proprietários e/ ou funcionários de lojas de aquarismo, potenciais criadores comerciais e interessados em aprender noções de manutenção, criação e reprodução de peixes ornamentais de água doce. Os participantes também poderão visitar a área de manutenção e reprodução de organismos aquáticos ornamentais do Instituto de Pesca. Mais informações e a programação completa do curso podem ser acessados aqui.
Serviço
Curso sobre “Criação e reprodução de peixes ornamentais de água doce – Noções Básicas”
Data: 26 de novembro
Horário: Das 9h às 18 horas
Local: Auditório do Instituto de Pesca de São Paulo, Parque da Água Branca
Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455, Perdizes- SP
Vagas: 70
Investimento: R$ 100,00 (Desconto para inscrições antecipadas e estudantes universitários)
Inscrição: Site Fundepag
Informações: cecomip@pesca.sp.gov.br (Cibele ou Olga)
Por Natália Escobar
Orientador Leonardo Chagas
Revisão Márcia Navarro Cipólli
Mais Informações
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Instituto de Pesca
(11) 3871-7588
cecomip@pesca.sp.gov.br

Notícias por Ano