bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Ital comemora aniversário com ampliação e modernização de laboratórios

Cerimônia de 48 anos de criação do instituto contará com a presença da secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, comemora 48 anos na próxima terça-feira (30 de agosto), com a ampliação e modernização das instalações do Laboratório de Micologia e de Treinamento em Microbiologia, e do Laboratório de Avaliação Sensorial e Análises Físicas do Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos.
As duas obras contaram com o investimento de mais de R$ 750 mil proveniente de recursos orçamentários do Governo do Estado de São Paulo para ampliação da infra-estrutura já existente dos laboratórios. Além disso, recebeu o apoio financeiro da Fundação de Apoio de Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) para aquisição de equipamentos e acessórios. Os dois laboratórios serão inaugurados pela secretária da Agricultura e Abastecimento Mônika Bergamaschi e pelo diretor do ITAL, Luis Madi, durante cerimônia na cidade de Campinas, a partir das 15 horas.
Os laboratórios de Micologia e de Treinamento em Microbiologia e o de Avaliação Sensorial têm importância na história da tecnologia de alimentos no Brasil, já que desde a criação, na década de 60, essas áreas, assim como o corpo técnico, são considerados referência em pesquisa e serviços prestados.
Desde sua fundação, os laboratórios de Avaliação Sensorial do ITAL é credenciado para oferecer cursos sobre análise sensorial da bebida do café, treinando profissionais com as técnicas para classificar o produto nas modalidades (tradicional, superior e gourmet) especificadas pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Atualmente, essa classificação é a mais praticada no mercado para manter a qualidade da bebida.
O Laboratório de Micologia e de Treinamento em Microbiologia do ITAL é responsável por diversas pesquisas na área de patógenos e micotoxinas em alimentos. A área que será inaugurada oferecerá melhor estrutura para pesquisas e para os treinamentos sobre as principais técnicas de isolamento de fungos e de espécies toxigênicas e deterioradoras em alimentos, entre outros treinamentos e atividades da microbiologia do ITAL (maiores informações no site do ITAL www.apta.sp.gov.br/tecnologiadealimentos/).
Serviço
Aniversário de 48 anos do ITAL
Data: 30 de agosto de 2011, a partir das 15h
Local: Auditório Décio Alvim
End. Avenida Brasil, 2880 – Jardim Chapadão – Campinas
Assessoria de Imprensa do ITAL
Cleide Elizeu
Tel: (19)3743-1753
Cel: (19)8801-2773

Notícias por Ano