bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

ITAL e Instituto Fraunhofer discutem importância da cooperação entre instituições

As quase 200 pessoas que circularam no 1º Seminário Internacional ITAL e Instituto Fraunhofer IVV participaram de palestras e discussões sobre a inovação na cadeia produtiva de alimentos. Sustentabilidade foi a palavra que norteou os quatro dias do evento, realizado no período de 11 a 14 de abril. O Seminário foi uma oportunidade para que pesquisadores e representantes da indústria de alimentos conhecessem o trabalho desenvolvido pelos dois Institutos em áreas relevantes do setor de alimentos e embalagens.    
Além disso, no evento foi enfatizada a importância das parcerias entre instituições de pesquisas para o avanço tecnológico do País. Durante a abertura, o diretor do ITAL, Luis Madi, lembrou que o Instituto teve, desde sua fundação até 2006, diversos projetos de parceria e cooperação internacional e que agora é o momento de retomar esse tipo de relação. “Depois de 2006, perdemos o contato com a área internacional. Mas agora revertemos essa situação. Além disso, a situação de cooperação hoje é diferente, pois agora o Brasil é uma grande potência no desenvolvimento de tecnologias agroindustriais. Com a parceria com o Fraunhofer melhoraremos em áreas que precisamos avançar ainda mais. Só temos a ganhar.”
Na mesma linha, o coordenador da APTA, Orlando Melo de Castro, que na ocasião representou o secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, afirmou que atualmente não é interessante o isolamento de instituições de PD&I. Por isso, disse Castro, o Governo Estadual apoiará as instituições que buscarem parceiros. “Quanto mais conseguirmos parcerias de Institutos de Pesquisa que já trabalham em áreas comuns às nossas, somaremos esforços para gerar o mais rápido possível as tecnologias para a nossa sociedade.”
Também presente no evento, a chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Carmen Lidia Richter Ribeiro Moura, lembrou que em 2010 o MCT intensificou as relações com a Alemanha. O período, intitulado como Ano Brasil-Alemanha de Ciência, buscou estreitar relações para possibilitar cooperação entre Instituições, visando ao desenvolvimento de tecnologias e a melhorias em diversas áreas, como as de alimentos e bioenergia.
De olho na inovação e na sustentabilidade
Durante o evento, o diretor do Instituto Fraunhofer – IVV, Horst-Christian Langowski, disse que a instituição alemã se interessou pela experiência do Brasil na utilização simultânea de biomassa para bioenergia e para fins alimentares. “Queremos somar conhecimento à boa infraestrutura de pesquisa do ITAL e a da indústria do Brasil.”
Fruto desse interesse foi a parceria firmada pelo Instituto Fraunhofer IVV com a SAA-SP, assinando no final de 2010 o acordo de Cooperação com o ITAL. Dessa união, nasceu a ideia para a implantação de um Centro de Inovação em Alimentos e Recursos Renováveis no ITAL.
No Centro de Inovação, os dois Institutos estarão desenvolvendo, em conjunto, no período de 2012 a 2016, projetos de pesquisa e inovação, que visem ao aumento sustentável da produção agrícola brasileira e ao desenvolvimento de alimentos processados de maior valor agregado. Para isso, o ITAL e o Fraunhofer esperam criar novas parcerias com universidades, indústrias e outras Instituições da região e do País, para a realização de projetos e patentes em conjunto.
O Centro de Inovação, que além de recursos da SAA também contará com recursos do MCT, irá revitalizar um dos antigos prédios, localizado nas proximidades do Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolates do ITAL, para abrigar os laboratórios e salas necessárias. A previsão é de que até 2012 o Centro de Inovação em Alimentos e Recursos Renováveis esteja iniciando seus primeiros projetos de pesquisas.
Assessoria de Imprensa do ITAL

Acesse álbum de fotos

Cleide Elizeu
(19) 3743-1757
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria nas redes sociais:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.delicious.com/agriculturasp
www.slideshare.com/agriculturasp
www.orkut.com.br

Notícias por Ano