bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

ITAL lança plataforma de informações científicas sobre alimentos processados

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA) lançou uma nova plataforma científica, chamada Alimentos Processados, que servirá como base de informações sobre ciência e tecnologia de alimentos processados. Todo o conteúdo foi desenvolvido pela Plataforma de Inovação Tecnológica do ITAL e revisado por um comitê técnico-científico formado por pesquisadores, professores e profissionais do setor. O site pode ser acessado no link www.alimentosprocessados.com.br. O lançamento foi realizado em 10 de novembro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Diversos mitos relacionados à ingestão de alimentos processados, sem a devida comprovação cientifica, influenciam as decisões alimentares da população, fazendo com que o consumidor perca a oportunidade de ingerir alimentos seguros, nutritivos, práticos e saborosos. Por meio dessa plataforma, é possível encontrar explicações pautadas na ciência e na tecnologia de alimentos sobre diversos mitos associados a alimento industrializado.
O coordenador da Plataforma de Inovação Tecnológica do ITAL, Raul Amaral, afirmou que “classificar alimentos em ‘bons’ ou ‘ruins’ de acordo com o nível de processamento é uma grande bobagem sem base científica”, destacando ainda que “a restrição de comunicação imposta à indústria de alimentos permite a proliferação de mitos”.
Luis Madi, diretor-geral do ITAL, coordenou o painel com os especialistas sobre o tema e apresentou outras iniciativas que o setor está desenvolvendo com o objetivo de fornecer informações confiáveis ao consumidor. Para Madi, “este é um instrumento gratuito que será disponibilizado à sociedade e busca oferecer conhecimento sobre os alimentos processados”.
A Plataforma de Inovação Tecnológica é uma estrutura que tem como objetivo estreitar o relacionamento com os stakeholders do setor de alimentos, bebidas e embalagens, para conhecer melhor as necessidades do mercado e identificar áreas estratégicas para a inovação tecnológica e para o desenvolvimento do setor.
O secretário Arnaldo Jardim lembrou que a saudabilidade e a segurança dos alimentos formam uma das principais linhas de atuação da Secretaria. “O governador Geraldo Alckmin é médico de formação e sabe da importância da alimentação. Essa plataforma nos ajudará em nossa missão de oferecer produtos cada vez mais seguros à população”, ressaltou.
Iara Luchiari
imprensa@ital.sp.gov.br

Notícias por Ano