ITAL ministra palestra no MAPA durante evento de capacitação sobre Requisitos para exportação de produtos cárneos

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participou do curso de capacitação do 6º SIPOA/DINSP/CSI/CGI/DIPOA, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na sede da Superintendência Federal de Agricultura, em São Paulo, Capital.

Durante o evento de capacitação “Requisitos para exportação de produtos cárneos para os Estados Unidos da América/Inspeção e fiscalização de produtos cárneos esterilizados comercialmente”, a pesquisadora do ITAL, Maria Isabel Berto, ministrou palestras sobre Princípios de conservação de Alimentos e Avaliação de processos Térmicos, com foco no mercado de exportação de produtos cárneos esterilizados.

O público-alvo constou de auditores fiscais federais agropecuários que atuam em atividades de inspeção e fiscalização junto a estabelecimentos sob Serviço de Inspeção Federal (SIF) habilitados à exportação de produtos cárneos para os Estados Unidos da América. O SIF é vinculado ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) e é responsável por assegurar a qualidade de produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis destinados ao mercado interno e externo, e produtos importados.

“As palestras abordaram o processo de conservação de alimentos, com foco no tratamento térmico de esterilização, englobando conceitos de termobacteriologia, requisitos relacionados a procedimentos e protocolos de avaliação de processos térmicos requeridos pelo mercado americano, bem como discussão e interpretação dos mesmos. Uma excelente e rica troca de experiências e conhecimentos entre os técnicos de ambos os institutos”, destacou Maria Isabel que também é diretora do Grupo de Engenharia de Processos do ITAL.