bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Ital recebe propostas para implantar ambiente de inovação e planta-piloto multiusuário focados em tecnologia de alimentos

Interessados no compartilhamento das instalações do instituto de pesquisa da Secretaria de Agricultura de SP devem se inscrever até 10 de dezembro

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) recebe até 10 de dezembro propostas de pessoas físicas e jurídicas, de direito público ou privado, interessadas no compartilhamento de instalações do órgão de pesquisa localizado em Campinas – confira o edital. O chamamento publicado nesta quarta-feira (10) no Diário Oficial do Estado de São Paulo visa concretizar no Instituto, localizado em Campinas, a criação de uma plataforma de soluções diversas conectadas para promover a inovação aberta em empresas de base tecnológica de diversos portes, desde o conhecimento acadêmico e os testes em escala de bancada até o protótipo analisado em ambiente operacional.

Lançado no mês de aniversário de 130 anos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, órgão ao qual o Ital é vinculado através da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), o edital prevê o compartilhamento das instalações do Instituto por até dez anos desde que sejam pagos custos de instalação e contrapartida financeira pela ocupação da área e respeitadas normas de convivência, uso e funcionamento de equipamentos, instalações e ambientes compartilhados.

“O Innovation Lab do Ital buscará integrar, com maior proximidade e intensidade, empresas, investidores, instituições de pesquisa, organizações da sociedade civil, startups e agências de fomento em um mesmo ambiente, conectando-os a uma infraestrutura tecnológica e de negócios propícia ao desenvolvimento de hardtech no setor de alimentos, bebidas e embalagens”, frisa Gisele Camargo, diretora de Programação de Pesquisa e vice-diretora do Instituto.

Também está prevista no edital a implantação de uma planta-piloto multiusuário que deverá ser dedicada a processamento de alimentos e desenvolvimento de produtos, abrangendo especialmente tecnologias de extrusão úmida para novas fontes de proteínas alternativas e processamento de bebidas (pasteurização, esterilização e envase asséptico com controle eletrônico de aquecimento).

Sobre o Ital

Localizado em Campinas/SP, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) realiza pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas.

Fundado em 1963, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o Ital possui unidades técnicas especializadas em carnes, produtos de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças e embalagens, sendo certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025.

Por meio do Centro de Inovação em Proteína Vegetal, do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Plataforma de Inovação Tecnológica, o Ital estimula alianças estratégicas para inovação e projetos de cooperação. Possui ainda Programa de Pós-Graduação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Outras informações estão disponíveis no site http://www.ital.agricultura.sp.gov.br.

Notícias por Ano