ITAL reúne profissionais para o XI Seminário de Alimentação Escolar

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL/APTA), da Secretária de Agricultura do Estado, organiza pela décima primeira vez o Seminário de Alimentação Escolar, que acontecerá nos dias 21 e 22 de outubro em Campinas (SP). O evento busca formar coordenadores para o gerenciamento do Programa de Alimentação Escolar (Pnae) nos municípios, de acordo com as normas da legislação federal.
“O objetivo deste evento tem sido dar maiores condições de formação e de informação para os funcionários municipais que estejam à frente do Programa, tornando-o mais eficiente e eficaz”, diz a pesquisadora Ana Maria Rauen, uma das responsáveis pela organização do seminário.
Durante o evento, nutricionistas, estudantes e profissionais da área terão palestras que irão abranger temas desde a importância da alimentação e da nutrição na prevenção de doenças até o planejamento das refeições, gestão de pessoas, prestação de contas e as novas resoluções do Pnae. “Dentre toda essa variedade de temas, estaremos enfocando a discussão da nova legislação e todas as suas implicações para a operacionalização do programa”, comenta Rosana Maria Nogueira, nutricionista da Prefeitura de Campinas e também organizadora do seminário. Além das palestras, haverá também exposição de pôsteres de estudos na área.
A nutricionista explica que os problemas encontrados pelas escolas para se adequar ao Pnae são os mesmos, que vão desde logística de abastecimento até mão de obra para a operacionalização do Programa e elaboração do cardápio com as restrições financeiras e estruturais. “Os problemas são de diversas naturezas, mas os de infra-estrutura são bem importantes na gestão do programa. Além disso, as escolas são gerenciadas pelas Secretarias de Educação do Município ou do Estado. Por isso elas precisam estar atentas para se adequar à legislação e ao programa.”
O Seminário de Alimentação Escolar, considerado tradicional no assunto desde 1997, reúne profissionais de todo o país e recebe cada vez mais adesões, conta Rosana. “O aumento da procura pelo curso desde a sua primeira edição, deve-se a visibilidade do Programa em todo o país e também à organização cuidadosa do evento, com a escolha criteriosa dos temas que serão abordados.”
O evento é coordenado pelas pesquisadoras do Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos do ITAL, Ana Maria Rauen de Oliveira Miguel e Dilza Maria Bassi Mantovani, além da nutricionista da Prefeitura de Campinas, Rosana Maria Nogueira.
Programa de Alimentação Escolar
Os alunos da rede pública e filantrópica de educação básica - que abrange a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos - contam com um reforço alimentar que atende às suas necessidades nutricionais durante a permanência na sala de aula. Esse benefício é assegurado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Ministério da Educação, que desde a década de 1950 tenta garantir a alimentação escolar desses alunos.
Segundo o programa, o cardápio escolar deve ser elaborado por nutricionista e deve respeitar os hábitos alimentares e a produção agrícola da região. O cardápio precisa suprir, no mínimo, 30% das necessidades nutricionais diárias dos alunos das creches e escolas indígenas e das localizadas em áreas remanescentes de quilombos e 15% para os demais alunos de creches, pré-escolas e escolas do ensino fundamental.
O XI Seminário de Alimentação Escolar será realizado a partir das 8 horas na sede do Instituto de Tecnologia de Alimentos, em Campinas. As inscrições já estão encerradas.
Assessoria de Comunicação do ITAL
Cleide Elizeu
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende