ITAL sedia workshop colaborativo gratuito sobre novas oportunidades de negócio em bioeconomia

O 14º Workshop em Bioeconomia será realizado nos próximos dias 6 e 7 de novembro no Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA), das 8h30 às 18h, com o tema “Novas Oportunidade de Negócio em Bioeconomia: como começar um negócio lucrativo”. As inscrições são gratuitas, mas limitadas, e devem ser feitas pelo link www.agropolocampinasbrasil.org/14wspppbio, em que está disponível a programação completa.

Realizado em parceria com o instituto alemão Fraunhofer IVV, o workshop marca o início das ações estratégicas em Políticas Públicas do Agropolo Campinas-Brasil e é destinado a jovens empreendedores, jovens pesquisadores, estudantes de pós-graduação, pós-doutorandos e profissionais, empresas e instituições engajados com o empreendedorismo de base tecnológica, como investidores, aceleradores, incubadoras, parques tecnológicos, mentores, consultorias e assessorias em novos negócios.

Durante o evento, serão apresentados e discutidos diferentes modelos de empreendedorismo, gerenciamento da inovação e casos de sucesso com o objetivo de fomentar a formação de redes de relacionamento para incentivar o empreendedorismo de base tecnológica. A proposta é que os participantes sejam capazes de criar um ambiente favorável à inovação para atuação de forma mais estratégica, integrada, em consonância com as oportunidades do mercado, desenvolvendo e empregando tecnologias de ponta e aproveitando os recursos de forma sustentável.

O evento é apoiado pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação / São Paulo – DWIH e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), por meio do Projeto PPPBio FAPESP (2016/50198-0), que será desenvolvido até 2020. Também são parceiros na realização do workshop o Instituto Agronômico (IAC-APTA) e o Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais (CNPEM).

Cooperação Brasil-Alemanha

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), por meio do ITAL, mantém convênio de cooperação técnica e científica com a Alemanha desde 2013 através do Fraunhofer IVV, que está presente no ITAL com o Fraunhofer Project Center, representação local para a coordenação de projetos e atividades no Brasil.

Em 2016, foi assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre o Agropolo Campinas-Brasil e o Fraunhofer IVV, que abrange ações colaborativas nas áreas de pesquisa, educação, treinamento e inovação para intensificar os projetos em parceria entre os países e o desenvolvimento de um ecossistema de classe mundial em Bioeconomia na cidade de Campinas.