IZ abre inscrições para o 14º Minicurso de ELISA

O 14º Minicurso de ELISA (ensaio imunoenzimático) será realizado no Laboratório de Produção de anticorpos e Imunoensaios, do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2017, em Nova Odessa, interior paulista.
Com aplicação em diversas áreas do conhecimento, o curso oferecerá aulas práticas e teóricas, para profissionais, pós-graduandos e graduandos das áreas de biologia, enfermagem, farmácia, agronomia, veterinária e engenharia de alimentos.
O minicurso coordenado pela pesquisadora do IZ, Keila Maria Roncato Duarte, abordará a introdução à imunologia e técnicas de titulação de anticorpos, obtenção de antígenos, tipos de anticorpos e EIA (ensaio imunoenzimático). Também faz parte da programação aulas práticas de EIA Ensaio tipo PTA (Plate Trapped Antigen), ELISA de Competição, áreas de aplicação dos imunoensaios enzimáticos e finalização das práticas e análise dos resultados.
O teste é importante para determinação de diversas substâncias e para o diagnóstico de doenças em animais e vegetais. "A aplicação do ELISA é rápida e de baixo custo ao produtor, além de ser considerada de alta confiabilidade internacional", diz Keila.
A pesquisadora do IZ explica que o teste ELISA é uma técnica muito utilizada para diagnóstico de algumas doenças, como Hepatite, HIV e toxoplasmose. “Na agropecuária, o teste é utilizado para detecção de contaminantes em alimentos, como resíduos de antibióticos no leite e na água. Também é importante para a quantificação hormonal e obtenção da presença de proteínas específicas”, diz.
O minicurso, com carga horária de 12 horas, oferece 12 vagas ao custo de R$ 260,00 para profissionais e R$ 200,00 para alunos de graduação e pós-graduação com comprovante de matrícula.
Mais informações pelo eventos@iz.sp.gov.br ou keila@iz.sp.gov.br e (19) 3466 9406.
Lisley Silvério (MTb 26.194)
Assessora de Imprensa – IZ
lisley@iz.sp.gov.br