IZ debate Desenvolvimento Rural na Largada Brasileira para o 9º Fórum Mundial da Água

Com o tema “Desenvolvimento Rural”, o segundo dia da webinar "Largada Brasileira para o 9º Fórum Mundial da Água", que ocorre hoje, 27de agosto, às 14 horas, conta com a participação do pesquisador científico do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João José Assumpção de Abreu Demarchi, também coordenador da Câmara Técnica de Recursos Naturais dos Comitês PCJ - Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

O Fórum Mundial da Água é a plataforma que catalisa projetos, ações e políticas em prol da recuperação e preservação dos recursos hídricos do mundo todo. Com isso, o Consórcio PCJ está promovendo uma série de encontros com webinars de duas horas de duração por dia, abordando diversos temas para dar início ao debate para o 9º Fórum Mundial da Água previsto para 2021, na cidade de Dacar, no Senegal.
Os temas debatem a segurança hídrica e saneamento, o desenvolvimento rural, a cooperação, e as ferramentas e meios de implementação. Todos ficarão disponíveis no site www.agua.org.br

Cada webinar contará com quatro apresentações de importantes nomes da gestão de recursos hídricos das Bacias PCJ e de âmbito nacional. O objetivo é mobilizar a comunidade sobre a importância da participação no Fórum Mundial da Água, presencialmente ou à distância, para debater a construção de um mundo mais sustentável e com água de qualidade em quantidade para todos.

O webinar “Desenvolvimento Rural” terá a participação dos debatedores Jorge Werneck, diretor da ADASA, vice-presidente da ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação) e Governador do Conselho Mundial da Água; Rachel Prado, pesquisadora nível A da Embrapa Solos (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária); Márcia Hirota, diretora executiva da SOS Mata Atlântica; e João Demarchi, pesquisador científico do IZ-APTA/ SAA.

Para acompanhar os webinars da Largada Brasileira basta se inscrever em www.agua.org.br/eventosdigitais

Webinars

Na próxima semana, os debates serão retomados na quinta-feira, 3 de setembro, com o webinar “Cooperação”, tendo por palestrantes Nicolas Bourbon, chefe de projetos para a América Latina do Escritório Internacional da Água (OIEau); Suraya Modaelli, secretária executiva da Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB) Adriana Leles, assessora em Sustentabilidade da Sanasa/Campinas e membro da Rede Brasil do Pacto Global; e Sérgio Razera, diretor presidente da Fundação Agência de Bacias PCJ.

O evento online será encerrando na sexta-feira, 04 de setembro, com o tema central das discussões “Ferramentas e Meios de Implementação”, tendo como expositores Ricardo Andrade, diretor de Gestão da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) e Governador Honorável do Conselho Mundial da Água; Aziza Akhmouch, diretora do Programa de Governança da Água da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico); Annelise Vendramini, coordenadora do Programa de Pesquisa Finanças Sustentáveis do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVCes); e Tadeu Malheiros, professor Associado na Escola de Engenharia de São Carlos da USP e coordenador da Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias dos Comitês PCJ.

Ao fazer a inscrição e participar dos quatro webinar, os participantes receberão certificado. Os novos webinars receberão relatoria e serão registrados para envio à organização senegalesa do 9º Fórum Mundial da Água, como contribuição às discussões sobre relevantes temas relacionados à água.

A abertura dos webinars do Consórcio PCJ, que ocorreu dia 26 de agosto, debateu o tema “Segurança Hídrica e Saneamento”, com Paulo Salles, diretor presidente da ADASA (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal) e governador do Conselho Mundial da Água; Synara Broch, presidente da ABRHidro (Associação Brasileira de Recursos Hídricos); Marília Melo, diretora geral do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas); Francisco Lahóz, secretário executivo do Consórcio PCJ.

Sobre o Consórcio PCJ

O Consórcio PCJ, fundado em 1989, é uma associação civil de direito privado, composta por 41 municípios e 24 empresas associados, que atua como uma agência de fomento, planejamento e sensibilização, com o objetivo de recuperar e preservar os mananciais, além de discutir a implementação de políticas públicas voltadas à gestão da água. A entidade é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, sendo membro de importantes entidades internacionais, como: O Conselho Munidial da Água, a Rede Internacional de Organismos de Bacias (Riob), a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (Relob) e a Rede Brasil (Rebob).

Por Lisley Silvério
Assessoria de imprensa - IZ