bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

IZ debate o “uso sustentável da água” em simpósio de produção animal e recursos hídricos

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participa do 2º Simpósio em Produção Animal e Recursos Hídricos (SPARH), nos dias 23 e 24 de março em São Carlos (SP).  O evento, coordenado pela Embrapa Pecuária Sudeste, está sintonizado com a preocupação da sociedade com os impactos da produção animal na qualidade e quantidade dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos. Assim, vai discutir temas relacionados às boas práticas hídricas nas cadeias produtivas pecuárias, despertando a atenção de especialistas para a problemática.
No dia 23, às 9 horas, o diretor do IZ, João Demarchi, participará como debatedor, junto com José Paterniani (Feagri/Unicamp), do painel “Tratamento de efluentes das produções animais”. O palestrante deste painel será o professor Jorge de Lucas Júnior, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV/Unesp).
O objetivo do simpósio é oferecer atualização, vivência de experiências e novos conhecimentos para pesquisadores e profissionais oriundos de diversas regiões do Brasil. Os principais pontos são internalizar o tema água, em suas diversas dimensões, nas cadeias produtivas pecuárias; subsidiar a comunidade científica com ideias e propostas de pesquisa relacionadas ao tema; fomentar políticas, programas e manejos relacionados às boas práticas hídricas; estabelecer indicadores de eficiência hídrica para avaliação do desempenho das diversas cadeias produtivas; e estabelecer os desafios hídricos presentes e futuros.
Impactos da produção
O Brasil já ocupa posição de destaque como produtor e exportador de carnes bovina e suína e apresenta índices produtivos crescentes na produção de leite e ovos e nos cultivos em água doce. Segundo os organizadores do evento, essa realidade tem potencial impacto sobre o uso e a qualidade dos recursos hídricos.
O pesquisador Julio Cesar Pascale Palhares, que faz parte da coordenação do 2º Simpósio, salienta que as pesquisas científicas focadas em recursos hídricos na produção animal é um tema novo na comunidade científica brasileira e mundial. “A água não é entendida como um recurso natural finito, principalmente no Brasil, que tem a cultura de abundância hídrica”. 
A pesquisa pode auxiliar nessa mudança, gerando informações que demonstrem a necessidade de se produzir de forma hidricamente correta, explica Palhares. Para isso, devem se considerar as três dimensões da água em um sistema de produção: recurso natural, insumo e alimento.
O pesquisador afirma, ainda, que é preciso capacitar, educar e transferir conhecimentos para toda a cadeia produtiva. “Disponibilizar as ferramentas possíveis para o manejo do mais relevante recurso natural no sistema produtivo pecuário: a água.”
Parceria com a Embrapa
O IZ vem trabalhando nos últimos anos com a emissão de metano entérico. É pioneiro no Brasil em desenvolver trabalhos de pesquisa com bovinos de corte da raça Nelore em pastagem de capim braquiária, validando assim algumas referências internacionais. Também foram ampliadas as ações para o balanço de Gases de Efeito Estufa (GEE) em sistemas de produção de carne, gerando informações sobre emissão de metano e óxido nitroso em pastagens e a possível compensação com o seqüestro a acúmulo de carbono nos solos.
Para avançar no tema com os alunos de mestrado (Produção Animal Sustentável), o IZ estabeleceu, recentemente, contato com a Embrapa Pecuária Sudeste (Rede PECUS). É uma forma de ampliar essa avaliação dos sistemas de produção com relação aos GEE, diz João Demarchi. “Procuramos também subsidiar ainda mais os alunos na discussão do tema - Água e Manejo de Resíduos - com a participação do pesquisador Julio Cesar Pascale Palhares que está na coordenação do 2º Simpósio.”
Mais informações sobre o 2º Simpósio podem ser obtidas no site http://www.cppse.embrapa.br/II-SPARH
Assessora de Comunicação Institucional e Imprensa do  IZ
Lisley Silvério (jornalista)
Tatiana Kawakami (publicitária)
Amanda Denadai (estagiária publicidade)
(19) 3466.9434 e e-mail lisley@iz.sp.gov.br
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
Eliane Christina da Silva (estagiária relações públicas)
(11) 5067-0424

Notícias por Ano