bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

IZ entrega ao setor produtivo resultados de prova de eficiência alimentar de ovinos

Instituto identificou animais que consomem até 37% menos alimento e têm o mesmo ganho de peso

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, entrega mais uma solução tecnológica ao setor produtivo, dessa vez na área de ovinos. O IZ anunciará os resultados de suas provas de eficiência alimentar em ovinos, realizadas de 2015 a 2021, durante o webinar que acontecerá em 25 de novembro, a partir das 13h, no Youtube da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag). Durante os testes do Instituto foi possível identificar animais que consomem até 37% menos de alimento, tendo ganhos de pesos similares aos animais que consomem mais. A característica traz impactos positivos do ponto de vista econômico e ambiental.

De acordo com o pesquisador do IZ, Ricardo Lopes Dias da Costa, ao longo dos últimos sete anos, o IZ avaliou cerca de 200 animais de diferentes grupos genéticos e idades. Ressalta-se que cada grupo genético e idade foi avaliado em testes separados. Os animais oriundos do próprio IZ e de produtores do Estado de São Paulo foram colocados nas mesmas condições de ambiente. Após 65 dias de teste foram identificados aqueles que tinham melhor Consumo Alimentar Residual (CAR), ou seja, que consumiam menos alimentos e mesmo assim tinham melhor desempenho de ganho de peso.

“O IZ é a única instituição do Brasil a ter cochos eletrônicos para medição do consumo ovino, um equipamento que facilita muito esse trabalho e aumenta a acurácia dos resultados. Por meio desse teste, conseguimos ranquear os melhores animais, que vão servir como melhoradores dos rebanhos, já que essa característica de melhor eficiência alimentar é passada de pai para filho”, explica o pesquisador.
Costa afirma que as provas de eficiência em ovinos do IZ devem ser potencializadas a partir de uma parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABC Dorper) em dezembro deste ano. “A ideia é que com essa parceria o IZ comece a fazer os testes de eficiência em animais de produtores ligados a associação, o que trará grandes resultados para toda a cadeia produtiva de ovinos”, afirma.

O Estado de São Paulo é o maior mercado consumidor de ovinos do Brasil em quantidade e qualidade do produto. “É um mercado que cresce a cada ano. Atualmente, São Paulo tem cerca de dez mil propriedades rurais envolvidas com a ovinocultura, que se caracterizam por ser pequenas e familiares. Porém, temos visto um movimento de aumento na quantidade de grandes produtores de ovinos no Estado”, diz o pesquisador do IZ.

Webinar: Eficiência Alimentar em Ovinos

Em 25 de novembro, a partir das 13h, o IZ realizará o webinar “Eficiência Alimentar em Ovinos”, em que produtores rurais, pesquisadores, parceiros do IZ e a população em geral terão acesso aos resultados de eficiência alimentar de ovinos no Brasil, por meio dos testes do IZ, México e Uruguai. Após palestras de pesquisadores das três nações, haverá uma mesa de redonda com produtores de ovinos.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente clicando aqui. 

Entrega tecnológica

Os resultados obtidos com a realização da Prova de Eficiência Alimentar de Ovinos no IZ fazem parte do programa de Entregas Tecnológicas do Governo do Estado de São Paulo. Até 2022, os seis Institutos e 11 Polos Regionais de pesquisas ligados à APTA, da Secretaria, disponibilizarão 150 tecnologias a todas as cadeias de produção do agro. Neste ano, a meta é disponibilizar 50 tecnologias na área de agricultura, pecuária, pesca e aquicultura, economia, processamento de alimentos e sanidade.

SERVIÇO
Eficiência Alimentar em Ovinos
Data: 25/11/2021
Horário: 13h
Transmissão: Canal de Youtube da Fundag.

Por Fernanda Domiciano
Assessoria de Imprensa – APTA
fdomiciano@sp.gov.br
gsalmeida@sp.gov.br

Notícias por Ano