bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

IZ, Ital e Codeagro destacam a produção de leite paulista durante lançamento do Mercado São Paulo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Zootecnia (IZ), da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) e Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), participará do lançamento do “Mercado São Paulo”, na manhã deste sábado, dia 5 de novembro de 2016, na Avenida Escola Politécnica, 82, na capital paulista.
A iniciativa realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de SP, reunirá durante seis finais de semana produtos desenvolvidos em diferentes setores alimentícios, com o objetivo de valorizar o produto paulista. “Na prática, a proposta é estabelecer, em um futuro próximo, um amplo espaço que abrigue tudo que São Paulo produz de melhor, possibilitando ao público conhecer, aprender, degustar e até adquirir itens diversos ligados às cadeias produtivas de leite e seus derivados, aves e ovos, banana, mel, suínos, caprinos, entre outras”, detalha o governador Geraldo Alckmin.
Nos dias 05 e 06, o público poderá conferir diversos tipos de leites, queijos artesanais, doce de leite orgânico, queijo de búfala, iogurte, chocolates e outros. Também terá a oficina de aproveitamento total dos alimentos, oferecida por nutricionistas do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Codeagro.
São Paulo foi o Estado que mais cresceu na produção de leite na região Sudeste. Só em 2014 produziu mais de um bilhão de litros de leite. E para atender ainda mais a demanda dessa cadeia produtiva, para melhor a produção e a qualidade do leite, o Instituto de Zootecnia, apresentará por meio da palestra o projeto “Leite A2”, desenvolvido no Centro de Pesquisa em Bovinos de Leite do IZ, na unidade de Nova Odessa (SP).
As pesquisas desenvolvidas no IZ, por meio do melhoramento genético, permitem a produção de leite com melhor qualidade e propriedades nutracêuticas.
O pesquisador do IZ, Aníbal Eugênio Vercesi Filho, abordará o projeto de melhoramento genético da raça Holandesa, onde um dos objetivos é formação de um rebanho totalmente composto por animais que produzam leite com a proteína beta caseína A2. A primeira etapa do projeto foi identificar animais que produziam alelos A2, para reduzir a frequência do gene A1 a cada geração.
“Os animais são genotipados para os alelos da beta caseína A (A1 e A2), visando selecionar matrizes que produzam leite contendo a beta caseína A2, proteína altamente relacionada a benefícios decorrentes do consumo de leite à saúde humana, associada à manutenção dos níveis adequados de colesterol, manutenção dos níveis glicêmicos e diminuição da incidência de alergia”, enfatiza Anibal.
O IZ estará com estande no recinto para atender aos visitantes e participantes da palestra.
Mostra
Os produtores e transformadores participarão do evento com a exposição e comercialização de seus produtos, de acordo com a cadeia produtiva em foco na semana – leite e derivados; fruticultura nativa e de mesa; aves e ovos; banana; meliponicultura; piscicultura; aquicultura; horticultura; suinocultura, e ovinocultura.
A partir deste espaço, inicialmente idealizado para a Capital, a ideia é instalar outras unidades nas diversas regiões do Estado, fora dele e até no exterior.
Em paralelo a tudo isso, aprimorar as políticas públicas que favorecem os setores e as cadeias produtivas envolvidas, de modo a facilitar a vida de quem produz e gera desenvolvimento.
Os expositores poderão expor e comercializar os produtos, com a finalidade de destacar a cadeia produtiva em foco e valorizar o trabalho do produtor. Também, serão realizadas degustações de pratos elaborados especialmente para o evento, por Chefs renomados, com ingredientes da mesma cadeia produtiva.
O evento terá entrada gratuita, com uma vitrine de produtos e produtores de diferentes cadeias produtivas, que serão comercializados pelos próprios expositores. A Mostra dos Produtos Paulistas ocorre aos sábados e domingos, das 11h às 20h, em um espaço de interatividade e degustação de produtos paulistas de qualidade.
Serviço:
Evento – Mercado São Paulo
Data:
5 e 6 de novembro de 2017
Local: sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação,
Endereço: Avenida Escola Politécnica, 82, Jaguaré – São Paulo (SP), em frente ao Portão 02 da USP, esquina da Marginal Pinheiros.
Por Lisley Silvério (MTb. 26.194)
Assessora de Imprensa
Secretaria de Agricultura e Abastecimento SP
Instituto de Zootecnia
Fone: (19) 3466.9434
E-mail: lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br

Notícias por Ano