bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

IZ lança Sumário 2015 e expõe touros e matrizes Nelore na Expogenética

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), lançará, no dia 18 de agosto, o Sumário de Touros e Matrizes Nelore, edição 2015, na 8ª Expogenética, a partir das 18 horas. O IZ estará no Pavilhão 1 do Recinto da Associação Brasileira de Criadores de Zebu – ABCZ, em Uberaba (MG), de 14 a 23 de agosto, das 8 às 17 horas, com a exposição de oito animais, procedentes do Programa de Melhoramento Genético do Instituto de Zootecnia, que comemora, este ano, o nascimento da 35ª Progênie.

Dentre os grandes destaques da ExpoGenética 2015, que ocorre no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG, está o lançamento simultâneo dos Sumários dos principais Programas de Melhoramento Genético de Zebuínos – bovinos de corte – do país. De acordo com a organização da ABCZ, serão apresentados os sumários do PMGZ/ABCZ, PAINT, ANCP, IZ e Geneplus. O evento será no espaço Tatersal Rubico Carvalho, a partir das 18 horas.

O lançamento simultâneo, segundo a diretora do IZ, Renata Branco Arnandes, visa maior interação entre criadores, pesquisadores e representantes de todos os programas de melhoramento genético. “Com esse encontro iremos levar aos principais interessados resultados das Diferenças Esperadas na Progênie (DEP) de Touros da Raça Nelore dos rebanhos selecionados do Instituto de Zootecnia”, ressaltou.

Para a diretora do IZ, a participação do IZ na feira, assim como o auxílio na organização, é de grande relevância para mostrar os resultados de 35 anos do Programa de Melhoramento Genético do IZ, “além de termos a oportunidade de compartilhar com criadores e amigos as informações dos nossos melhores animais que serão utilizados no Programa e, também, disponibilizados aos diversos criatórios do País, por meio do Leilão Anual de Reprodutores e Matrizes IZ, que este ano ocorrerá em 10 de setembro”.

Os animais são resultantes do trabalho de seleção sistemático e criterioso para ganho em peso realizado desde 1978, e reconhecido em todo o Brasil. Os animais já são conhecidos como “Linhagem IZ, uma linhagem de peso”, devido ao rebanho IZ ser praticamente fechado à introdução de material genético externo, e pela evidente capacidade dos touros e matrizes em “colocar velocidade de crescimento e músculo” nos bezerros. “Desde 2002 já foram comercializadas 333.263 doses de sêmen e 4.884 embriões de touros e matrizes provenientes destes rebanhos”, ressalta Renata.

O Secretário da Agricultura, Arnaldo Jardim, destaca, que o ano de 2015 a importância do trabalho de melhoramento genético realizado pelo IZ e o fato da presença na feira, uma das mais importantes do País. “O Programa de Melhoramento Genético coloca o IZ como maior fornecedor de genética de animais da raça Nelore, atendendo as demandas dos pecuaristas e a programas do Governo do Estado de São Paulo. O governador Geraldo Alckimin, determinou esta linha de atuação, que visa o desenvolvimento do agronegócio e incrementa a competitividade da cadeia de proteína animal”, destaca Arnaldo Jardim.

Sumário – No sumário do IZ estão elencadas as DEP obtidas a partir das análises de dados de pedigree e de desempenho contidos no banco de dados atualizado até a safra nascida em 2014, usando a metodologia dos modelos mistos. “Os touros incluídos na avaliação foram utilizados por dois anos no IZ (no máximo três anos), sendo acasalados com aproximadamente 20 fêmeas/ano, e, portanto, possuem número pequeno de filhos (média de 28 filhos/touro)”, explica a pesquisadora do IZ, Maria Eugênia Zerlotti Mercadante, uma das responsáveis pelas avaliações genéticas.

Em razão da procura por touros jovens, foi incluída também a avaliação genética de parte dos machos nascidos em 2013 e que não foram utilizados como reprodutor nos rebanhos do Instituto de Zootecnia. “Parte desses touros jovens é reposição de reprodutores do IZ e parte será comercializada em setembro de 2015”, detalha Maria Eugênia.

Estão disponíveis no Sumário as diferenças esperadas na progênie para características relacionadas ao desenvolvimento ponderal, para características de carcaça obtidas pela técnica da ultrassonografia e para a característica dias ao parto – indicativa da fertilidade das matrizes.

Desde 2012, também são incluídas as diferenças esperadas na progênie para a característica consumo alimentar residual (CAR), indicativo de eficiência alimentar, pesquisado pelo Instituto de Zootecnia a partir de 2005. “Para 2015, foram também incluídas no Sumário as diferenças esperadas na progênie para ganho médio diário residual, uma característica de crescimento ajustada para o consumo de alimentos”, explica Maria Eugênia.

Embora com pequeno número de animais avaliados até o momento, Maria Eugênia destaca que a publicação da avaliação genética para características de eficiência alimentar é “importante para fomentar o uso de animais com potencial para menor ingestão de alimentos, considerando o mesmo desempenho, característica relevante para uma pecuária sustentável”.

Simultaneamente também ocorrerá o 9º Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas. A pesquisadora do IZ, engenheira agrônoma Lenira El Faro Zadra participará da Mesa Redonda de Genética e Economia, no dia 18, às 8h30.

ExpoGenética - A Feira é destinada a criadores, técnicos, pesquisadores, estudantes universitários e interessados na área. É uma mostra de animais provados pelos principais programas de Melhoramento Genético do Brasil. Uma vez ao ano, as equipes especializadas reúnem-se durante a Expogenética com o objetivo de apresentar e disseminar seus trabalhos e trocar informações.

Por: Lisley Silvério

Mais informações:
Assessoria de Imprensa - Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Instituto de Zootecnia
Fone: (19) 3466.9434

Notícias por Ano