IZ é parceiro no 1º Circuito Cidadão de NO

O Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA) participará do 1º Circuito Cidadão, em parceira com a prefeitura de Nova Odessa, dia 1º de setembro, das 8 às 16 horas, sábado. A Instituição estará com estande, explicando como prevenir e expondo materiais sobre as doenças de animais que podem ser transmitidas para o ser humano. O Instituto de Zootecnia abordará as zoonoses transmissíveis ao homem e que na região de Nova Odessa são comuns, tais como Brucelose, Tuberculose, Febre Maculosa, Leptospirose, Hantavírus, Cisticercose, Raiva, Toxoplasmose. O evento gratuito, aberto à população de NO, terá um dia de atividades voltadas à promoção da Saúde e à prestação de serviços de cidadania às comunidades. Cerca de 400 voluntários estarão envolvidos diretamente com o evento, que é realizado através de uma parceria da Prefeitura com o Sesi (Serviço Social da Indústria), EPTV Campinas, Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Governo do Estado. De acordo com a assessoria de imprensa, o prefeito Manoel Samartin diz que “a parceria com grandes instituições e órgãos do governo são sempre muito bem vinda para a cidade, ainda mais quando se trata da prestação de serviços de ótima qualidade, totalmente gratuitos, para a população. Temos certeza que será um evento de sucesso”. Informações da Prefeitura sobre Transporte gratuito e serviços A prefeitura informa que para melhor atender a população de todos os bairros da cidade, duas linhas de ônibus gratuitos serão disponibilizadas, das 8 às 16 horas, com saídas a cada 30 minutos da Rodoviária de Nova Odessa com destino ao local do evento. Serviços - Na área de promoção a saúde, o Circuito Cidadão contará com exames de catarata, acuidade visual (incluindo a doação da armação e lentes em parceria com a Ótica Tecnol), aferição de pressão arterial, exames de glicemia, colesterol e triglicérides, avaliação postural, doação de sangue para o Hemocentro da Unicamp, entre outros. Já na área de Cidadania, os serviços, prestados gratuitamente, devem incluir a emissão de carteira de identidade, para menores de 16 anos, e Carteira de Trabalho e Previdência Social, para maiores de 16 anos. Estes 2 serviços serão prestados pelo Poupatempo, do Governo do Estado. A Sub-Sede de Americana da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) vai participar com serviços orientação jurídica gratuita, assim como o Procon (Órgão de Defesa do Consumidor) de Nova Odessa. O PLT (Posto Local do Trabalho) da Prefeitura deve realizar o preenchimento gratuito de currículos e sua inserção no Banco Municipal de Empregos on-line mantido pela Administração Municipal na internet. O Instituto Embelleze vai realizar cortes gratuitos de cabelo. Uma novidade do Circuito Cidadão será o “Escreve Carta”, programa dos Correios que visa atender o público analfabeto ou semi-analfabeto. O interessado dita a carta para um funcionário dos Correios e a carta é postada gratuitamente. Também haverá atividades de lazer desenvolvidas pelo Sesi, coordenadorias municipais de Educação e de Esportes e Lazer e pela FAM (Faculdade de Americana) e voltadas para as crianças, como jogos de damas, xadrez, pintura com tinta guache e giz de cera, entre outros. O Sesi vai ensinar ainda receitas rápidas que fazem parte do Programa Alimente-se Bem. Por fim, o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) vai dar orientações sobre programas de estágio.