bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

IZ participa da análise genética de bovino Crioulo

O Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), através do Laboratório de Genética, concluiu análises de nove microssatélites de DNA em cinco raças bovinas – Caracu, Crioulo Lageano, Curraleiro, Mocha Nacional e Pantaneira –, o que permite completar o banco de dados brasileiro, em cooperação com a Embrapa-Cenargen. O trabalho favoreceu a inclusão das raças Crioulas brasileiras na segunda fase do projeto Biobovis – Biodiversidade Bovina Iberoamericana.
Os resultados do projeto Biobovis permitirão caracterizar a genética de 80 raças bovinas Crioulas com microssatélites de DNA; analisar as relações genéticas entre os bovinos Crioulos Iberoamericanos; conhecer as relações genéticas entre o Crioulo latino americano e gado Crioulo ibérico (espanhol e Português); e verificar a influência das raças zebuínas e européias comerciais no gado Crioulo.  Para atingir os objetivos do projeto, estão sendo analisados mais de 3.300 animais de 81 raças bovinas com marcadores microssatélites. Paralelamente, estão sendo realizados estudos de diversidade genética com marcadores do DNA mitocondrial e cromossomo Y.
De acordo com a pesquisadora do IZ Maria Aparecida Lara, a segunda fase do projeto surge da necessidade de se incluir o Brasil nos trabalhos internacionais, “devido à importância de nossos recursos genéticos, e dos países Chile e Guadalupe, bem como de ampliar as amostras já analisadas do gado Crioulo do Panamá, Equador e de algumas raças dos Estados Unidos”.
“O Biobovis é desenvolvido através de um consórcio com a participação de 21 países que integram a Rede CONBIAD – Conservación de la Biodiversidad de los Animales Domésticos Locales para el Desarrollo Rural Sostenible. Dentre os países, está o Brasil através do Instituto de Zootecnia, membro desde 1999 (http://www.uco.es/conbiand/Bienvenida.html)”, explica Lara.
A primeira fase do projeto concluído em 2011 esteve sob a coordenação da professora Amparo Martínez, da Universidade de Córdoba, Espanha. No final de janeiro de 2012, Lara participou em conferência via Skype da reunião sobre o projeto, que ocorreu na Espanha, juntamente com representantes de Portugal (Luis Gama e Catarina Ginja); Espanha (Oscar Cortés e Javier Cañón, Inmaculada Martín Burriel, Juan Vicente Delgado, Vincenzo Landi y Amparo Martínez); Argentina (Guillermo Giovambattista); e ainda do Brasil (Andrea Egito).
Mais informações podem ser obtidas com a pesquisadora Maria Aparecida Lara pelo e-mail malara@iz.sp.gov.br.
Assessora de Comunicação Institucional e Imprensa do IZ
Lisley Silvério (jornalista)
Tatiana Kawakami (publicitária)
Amanda Denadai (estagiária publicidade
(19) 3466.9434; e-mail: lisley@iz.sp.gov.br
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
Eliane Christina da Silva (estagiária de relações públicas)
(11) 5067-0424

 

Notícias por Ano