IZ participa da Tecnotour com o tema ILPF

Priorizando a Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF), os pesquisadores do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Waldssimiller Teixeira de Mattos e Karina Batista, estiveram presentes na Reunião Tecnotour Integração Lavoura Pecuária, que ocorreu em Araçatuba (SP), realizada pela Dow Agroscience.
Segundo Mattos, o Tecnotour 2013 proporcionou um encontro da comunidade técnico-científica pautado na pecuária nacional. Focados na produção animal sustentável, as palestras e discussões foram em torno dos sistemas de Integração Lavoura Pecuária (ILP) e Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), com técnicas importantes na recuperação de pastagens degradadas de forma sustentável.
 “Nossa Instituição visa a produção animal sustentável interligando-se produto com ciências básicas e de suporte laboratorial de forma a avaliar toda complexidade dos diversos sistemas de produção existentes e suas respectivas cadeias de produção”, afirmou o pesquisador.
Para Batista, a visita técnica em Três Lagoas (MS) foi muito relevante, pois mostrou a recuperação de áreas degradadas com ILP e sua implementação pelos agropecuaristas. “O evento ressaltou a importância das agências de pesquisa na difusão e transferência da ILP. Além da visita às propriedades evidenciar a importância da presença da assistência técnica aos pecuaristas”, afirmou.
Mattos é engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Solos e Nutrição de Plantas e pós-doutorado pelo Instituto de Zootecnia. Tem experiência na área de Zootecnia em pastagem e forragicultura, atuando principalmente em forrageira e adubação.
A pesquisadora Karina Batista é agrônoma, mestre e doutora em Agronomia - Solos e Nutrição de Plantas. Atua com nutrição de plantas forrageiras, adubação, capim-marandu, nitrogênio, enxofre, relação N:S, consórcio milho safrinha - plantas forrageiras em Sistema de Plantio Direto, capim-ruziziensis, capim-tanzânia, capim-braquiária e Integração Lavoura-Pecuária.
Texto: Lisley Silvério e Tatiana Kawakami
Assessoria de Imprensa – IZ