IZ promove I Curso de Tecnologia de Sêmen Ovino

O Instituto de Zootecnia (IZ-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, realiza nos dias 28 e 29 de julho de 2011, a partir das 8h00, em Nova Odessa (SP), o “I Curso de Tecnologia de Sêmen Ovino”. O encontro tem o objetivo de ensinar, treinar e atualizar alunos e profissionais de medicina veterinária, por meio de aulas teóricas e práticas, sobre as técnicas e protocolos de diluição e resfriamento de sêmen ovino.
A reprodução na espécie ovina tem estreita relação com o sucesso e o lucro na produção, dizem os pesquisadores e coordenadores do curso Ricardo Lopes Dias da Costa e Eduardo Antonio da Cunha. Mais importante ainda, os resultados estão diretamente relacionados com a intensificação do sistema de criação. Dessa forma, o uso de tecnologias de sêmen possibilita otimizar a utilização de bons reprodutores, ampliando e popularizando a difusão de material genético de carneiros “melhoradores” de plantel.
O pesquisador Ricardo Lopes Dias da Costa vai abordar os aspectos relacionados às várias possibilidades de utilização das tecnologias de sêmen e sua importância no sistema intensivo de produção. Carlos Henrique Cabral Viana, da Nutricell, vai enfatizar os aspectos básicos da fisiologia da reprodução de carneiros e as tecnologias de resfriamento. Na parte prática (75% do curso), haverá um reprodutor por aluno e monitores em número suficiente para assegurar a boa instrução dos alunos.
O rebanho paulista de ovinos é estimado em 452,28 mil cabeças, o que corresponde a 59% do rebanho da região sudeste do Brasil, de acordo com a Pesquisa Pecuária Municipal 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O rebanho de ovinos da região sudeste cresceu 79%, para 742.078 cabeças, entre 1997 e 2007, segundo a Pesquisa Pecuária Municipal 2007 do IBGE. Foi a região que apresentou a maior evolução no efetivo de ovinos, principalmente  por ter o maior mercado consumidor, com alto poder aquisitivo e grande potencial de crescimento.
O curso será realizado no auditório e na Unidade de Ovinos, que ficam na sede do IZ, rua Heitor Penteado, 56, centro de Nova Odessa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3466-9400, fax (19) 3466-6415, e-mail zootecnia@iz.sp.gov.br e site www.iz.sp.gov.br.
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
Eliane Christina da Silva/Camila Amorim (estagiárias)
Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br