IZ realiza dia de campo sobre Sistemas Integrados de Produção na Agropecuária

A sustentabilidade de sistemas agropecuários é de grande importância para combater a fome no mundo. Por isso, a eficiência, maximização do uso da terra e dos meios de produção e, ainda a diversificação de renda do produtor rural são pontos altamente relevantes nos Sistemas Integrados de Produção Agropecuária. Para difundir as técnicas, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), realizará o “Dia de Campo Sistemas Integrados”, em 9 de julho de 2016, das 8 às 13 horas. O encontro será no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Nutrição Animal e Pastagens, na sede do IZ em Nova Odessa, interior paulista.
O Dia de Campo demonstrará a importância e a dinâmica dos sistemas integrados na área agrícola, pecuária e florestal, por meio do sistema de plantio direto e de práticas de manejo da pastagem. Os participantes passarão por cinco estações demonstrativas em áreas experimentais do IZ com sistemas integrados.
Na primeira estação, a pesquisadora Alessandra Aparecida Giacomini, abordará o sistema Silvipastoril de mogno-africano com capim-marandu. O projeto de pesquisa do IZ é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Na segunda estação, o tema será o consórcio de milho safrinha e capim-ruziziensis com doses de nitrogênio, pela pesquisadora do IZ Karina Batista, coordenadora do projeto com a Fundação Agrisus.
Na terceira e quarta estações, a pesquisadora Luciana Gerdes, falará sobre o consórcio de leguminosa macrotiloma e capim-marandu, e o pesquisador Waldssimiler Teixeira de Mattos apresentará a importância do banco de germoplasma de forrageiras do IZ para os sistemas integrados.
Na última estação, o pesquisador Enilson Geraldo Ribeiro abordará o “Programa Leite Mais”, que visa fomentar a cadeia de produção de leite.
 “O encontro permitirá a divulgação de práticas sustentáveis para produtores, pecuaristas, estudantes e técnicos, fundamentadas nas observações dos projetos de pesquisa em sistemas integrados, desenvolvidos pelos pesquisadores do Instituto de Zootecnia”, destaca a pesquisadora do IZ, Karina Batista.
De acordo com ela, é importante lembrar que nos sistemas integrados uma atividade completa a outra, atingindo a eficiência e a rentabilidade. Os sistemas são sustentáveis e ecologicamente corretos. “O Sistema busca a melhoria na gestão de toda área da propriedade, melhorando o rendimento do produtor”, enfatiza.
Representatividade
De acordo com os dados da revista Ciência Agronômica (UFC), de 2010 e 2012, o Sistema Integrado de Produção Agropecuária (SIPA) está presente em 25 milhões de quilômetros quadrados e é responsável por, aproximadamente, 50% da produção de alimentos no mundo – 65% dos bovinos, 75% do leite e 55% dos cordeiros nos países em desenvolvimento. Por essa representatividade, ele é considerado vital para a segurança alimentar em âmbito global. Além do seu papel na produção de alimentos, o sistema é a base da produção dos países em desenvolvimento, onde dois bilhões de pessoas são sustentadas por esse modelo de produção.
Mais informações sobre o dia de campo pelo (19) 3466-9455 e eventos@iz.sp.gov.br. O IZ fica na rua Heitor Penteado, 56, Centro, Nova Odessa (SP).
Por Lisley Silvério
Instituto de Zootecnia