bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

IZ realiza teste de desempenho e eficiência alimentar de 77 touros da raça Canchim de 12 criatórios brasileiros

Trabalho permite o melhoramento do rebanho do País; essa é mais uma entrega tecnológica do Instituto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, entrega os resultados da avaliação do desempenho e do consumo alimentar residual de 77 touros da raça Canchim de 12 criatórios brasileiros. A ação, realizada em conjunto com a Associação Brasileira de Criadores de Canchim (ABC Canchim), faz parte das entregas tecnológicas do Instituto neste ano. O trabalho realizado pelo IZ permite a identificação de animais mais eficientes, que poderão melhorar o rebanho das propriedades rurais brasileiras. Neste mês de novembro, a Secretaria de Agricultura completa 130 anos.

Segundo a pesquisadora do IZ, Sarah Figueiredo Martins Bolinha, os animais oriundos de criatórios de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás foram avaliados por 120 dias. Os resultados de desempenho e consumo alimentar residual deles serão entregues para os produtores no dia 12 de novembro. “Com esse teste, identificamos aqueles que se destacam no grupo de contemporâneos, ou seja, que ganham mais peso consumindo menos alimento. Os touros que se destacaram no teste passaram por uma série de avaliações de funcionalidade e de características raciais, coordenadas pela ABC Canchim, e foram certificados como reprodutores. Os animais campeões do teste têm grande potencial, pois gerarão filhos com as características positivas buscadas pelo setor produtivo”, explica.

O IZ avalia há mais de 15 anos o Consumo Alimentar Residual de bovinos. “Com essa ferramenta, conseguimos identificar animais que consomem até dois quilos de matéria seca a menos por dia, o que é muito positivo do ponto de vista econômico e ambiental. Em animais terminados em sistema de confinamento, essa diferença pode resultar em até 180 kg de ração a menos por animal, durante os três meses de terminação. Essa economia também é refletida na quantidade de terras necessárias para o cultivo de forrageiras para alimentação animal, na utilização de água necessária nas lavouras e até mesmo no volume de combustível utilizado no cultivo dos alimentos e transportes de ração. Um animal que come menos também produz menos dejetos”, lista a pesquisadora do IZ, Renata Helena Branco Arnandes.

Como funciona?

A Prova Canchim de Avaliação de Desempenho – 2021 foi realizada pelo IZ com machos da raça Canchim com idade de 14 a 15 meses. Eles foram inseridos em um ambiente controlado, com condições padronizadas. “Após o teste, conseguimos identificar quais são os animais que se destacaram e enviamos esse relatório aos criadores. O IZ e a ABC Canchim estão juntos na avaliação dos animais da raça há muitos anos. Esse formato de teste, com avaliação de consumo alimentar residual dos animais, vem sendo realizado nos últimos dois anos, com aproximadamente 150 animais da raça avaliados”, afirma Sarah.

Entrega tecnológica

Os resultados obtidos com a realização da Prova Canchim de Avaliação de Desempenho – 2021 fazem parte do programa de Entregas Tecnológicas do Governo do Estado de São Paulo. Até 2022, os seis Institutos e 11 Polos Regionais de pesquisas ligados à APTA, da Secretaria, disponibilizarão 150 tecnologias a todas as cadeias de produção do agro. Neste ano, a meta é disponibilizar 50 tecnologias na área de agricultura, pecuária, pesca e aquicultura, economia, processamento de alimentos e sanidade.


Por Fernanda Domiciano

Assessoria de Imprensa – APTA

fdomiciano@sp.gov.br

Notícias por Ano