bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

IZ realizará leilão de reprodutores, matrizes e embriões bovinos

A genética dos bovinos do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, estará disponível no leilão do dia 13 de setembro de 2018. O tradicional leilão do IZ comercializará 200 embriões de livre acasalamento, 63 reprodutores, sendo 37 Nelore, seis Guzerá e 20 Caracu e 35 Matrizes Nelore. Os animais são do Programa de Melhoramento Genético do Centro de Pesquisa de Bovinos de Corte do IZ. O leilão iniciará às 13 horas, com vistoria dos animais a partir das 11 horas.

O evento ocorrerá no Centro de Pesquisa de Bovinos de Corte do IZ, unidade Sertãozinho, interior paulista, com transmissão ao vivo pelo Agrocanal, em parceria com a Central Leilões. O convite com a lista de animais já está disponível em www.iz.sp.gov.br, com dados sobre os acasalamentos, genealogia e diferenças esperadas na progênie (DEP) dos animais e, agora, com as informações das avaliações genômicas.
O IZ tem disponibilizado ao mercado produtor a melhor genética bovina, pois o rebanho do Instituto é praticamente fechado à introdução de material genético externo e possui evidente capacidade dos touros e matrizes em “colocar velocidade de crescimento e músculo” nos bezerros.

Realizado desde 1976, o trabalho de seleção para ganho em peso, reconhecido nacionalmente, visa aumentar a produção de carne por animal e diminuir a idade de abate. Também estarão no leilão os touros, matrizes e touros jovens da raça Nelore do rebanho IZ, destaques no Sumário de Touros e Matrizes Nelore Linhagem IZ e que participaram da Expogenética 2018.

“Desde o início do Programa, já foram comercializados, diretamente, mais de um milhão de doses de sêmen de touros e cerca de cinco mil embriões de matrizes provenientes do rebanho IZ”, destaca Renata Branco Arnandes, diretora-geral do Instituto.

Todos os animais disponíveis para comercialização são do Programa de Melhoramento Genético do IZ e os embriões são do "Programa IZ CRV Lagoa Embryo". O leilão de 2017 alcançou mais R$ 1 milhão em vendas.

Mais informações pelo telefone (16) 3475-9140 ou (16) 99111-3936 e pelo e-mail corte@iz.sp.gov.br
Por Lisley Silvério
Assessora de Imprensa
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Instituto de Zootecnia
Fone: (19) 3476.0841
E-mail: lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br

Notícias por Ano