IZ recebe troféu “Expogenética 2020” pelo desempenho em melhoramento genético de bovinos

O Centro Avançado de Pesquisa de Bovinos de Corte, do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, recebeu da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) o Troféu Expogenética 2020. O Centro de Pesquisa foi homenageado pelo excelente exercício de melhoramento genético praticado nos rebanhos do IZ ao longo das últimas quatro décadas.

A Expogenética 2020, denominada Expogenética 360 o, realizada virtualmente, entre os dias 15 de agosto e 15 de setembro de 2020, foi um projeto arrojado, de vanguarda, que evidenciou a postura inovadora e comprometida da ABCZ com os seus associados. “A condição adversa pela qual estamos passamos foi o gatilho para o grande desafio proposto pelo corpo técnico da ABCZ aos pecuaristas e ao público do evento”, destaca Joslaine Cyrillo, diretora do Centro de Pesquisa.

O evento tradicionalmente utilizado para lançamento de Sumários, demonstração de animais geneticamente superiores, grandes remates e negócios pecuários, apresentação de resultados de pesquisas, além de ser ponto de encontro de pecuaristas, estudantes e técnicos da área foi, integralmente, adaptado ao ambiente virtual.

Com uma edição totalmente virtual, a ExpoGenética superou expectativas, atingindo público do mundo todo, com o apoio da tecnologia digital. Um novo conceito para os pecuaristas do Brasil e do mudo. Foram nove dias conectados pela TV e 30 dias no portal 360º. Na TV, foram mais de 150 conexões ao vivo, na plataforma foram registradas mais de 255 mil visualizações. Com alcance mundial inédito, a feira foi visitada por usuários de 1.624 municípios, de cerca de 90 países.

Os números mostram o alcance e a importância da pecuária brasileira e das pesquisas em melhoramento genético de zebuínos. “O Instituto de Zootecnia, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tem orgulho em participar e contribuir para o crescimento e melhoria do setor produtivo da carne”, enfatiza Joslaine.

Desde o lançamento do desafio Expogenética 360o, segundo Joslaine, o IZ aplaudiu a ideia, “entendemos que em tempos de pandemia seria a melhor e mais segura forma de realizar o importante evento, além disso, o setor pecuário, que tem como característica a presença em todo o território nacional e além deste, está totalmente adaptado e incorporado às tecnologias relacionadas as diferentes mídias digitais”.
O Instituto de Zootecnia participa do evento desde a sua criação, em 2012, e, desde então, tem tido a oportunidade de levar ao universo da pecuária de corte zebuína os resultados dos trabalhos de pesquisas em Melhoramento Genético de Bovinos de Corte.

Sumário e exposição de animais

Na tradicional Expogenética há o lançamento anual do Sumário de Touros e Matrizes do Instituto de Zootecnia, e também são apresentados os exemplares bovinos e os cortes cárneos resultantes dos rebanhos Seleção e Controle, oriundos do experimento de seleção para peso ao sobreano do IZ.

Os animais sempre são uma atração à parte, pois além da importância científica do experimento de seleção, a apresentação dos animais tem um caráter didático, “pois o pecuarista pode visualizar e compreender facilmente os efeitos das técnicas de seleção”, detalha Joslaine.
Entre outros resultados de pesquisas, foram apresentados, também, animais divergentes quanto às características relacionadas à eficiência alimentar, como o consumo alimentar residual (CAR).

Exposição Virtual

Para a Expogenética 360o o IZ preparou o material de mídia que pôde ser visualizado pelo público em qualquer parte do mundo. Foram três filmes de 60 segundos com os temas sobre Programa de Melhoramento Genético; Provas de Desempenho e Eficiência Alimentar; Pesquisas e Laboratórios.

Também foram feitas oito inserções de TV de temas variados, 12 banners com temas relacionados aos trabalhos realizados no IZ, além de uma entrevista com pesquisador Fausto Pereira Lima e com os pesquisadores idealizadores do Programa de Melhoramento Genético do IZ, Alexander George Razook e Luiz Martins Bonilha Neto.

Todo o material preparado para o evento pode ser acessado em www.iz.sp.gov.br.

Por Lisley Silvério
Assessoria de Imprensa – IZ