bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Lançamento da Unidade de Referência Tecnológica do IZ reuniu empreendedores para promover tecnologias em um sistema sustentável de produção agropecuária

A Unidade de Referência Tecnológica (URT), foi lançada em Ribeirão Preto (SP), pelo Instituto de Zootecnia (IZ), da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, visa difundir os sistemas de produção e tecnologias para contribuir com a evolução da pecuária sustentável. A URT vai mostrar, de forma realista, uma vitrine tecnológica com viabilidade econômica, combinando os sistemas – Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF) e Produção Intensiva de Bovinos de Corte, objetivando também o aumento da produtividade e renda do produtor rural e a geração de empregos. O evento ocorreu dia 16 de agosto.

A expectativa é que na área de 42 hectares sejam apresentadas oportunidades de uso eficiente do solo, considerando a recuperação de áreas degradadas ou em degradação e a renovação de áreas. O projeto, com duração de 12 anos, está estimado em R$ 3 milhões, e visa gerar, consolidar e promover tecnologias para a produção de bovinos de corte nas fases de recria e terminação em sistemas integrados.
A área de estudo realizará pesquisas e servirá para difusão tecnológica, aproximando a pesquisa do setor produtivo. “As parcerias com o setor produtivo são fundamentais para a concretização desse projeto, integrando o conhecimento das instituições e aproximando o produtor das novidades da pesquisa”, afirma Renata Helena Branco Arnandes, diretora geral do IZ.

Os possíveis empreendedores irão contribuir para a difusão de tecnologias, dentro de uma vitrine que se tornará uma das mais influentes referências no setor, pela sua proposta e o engajamento do grupo formado pelo IZ, Embrapa e a Associação dos Profissionais da Pecuária Sustentável (APPS), gerando oportunidades de negócios e consequente repercussão na mídia nacional e internacional. Um espaço importante para promoção e divulgação de instituições renomadas.

A URT tem como públicos-alvo empresários, executivos, lideranças, gestores de propriedades rurais, técnicos, profissionais e estudantes, entre outros importantes representantes dos setores envolvidos com o agronegócio. A área poderá ser visitada o ano todo, com possibilidades de realização de dias de campo e treinamentos, além da divulgação sobre os resultados para o mercado.

Pecuária de corte

A Produção Intensiva de Bovinos de Corte visa aumentar a produtividade e a qualidade da pecuária de corte, em menos tempo, criando animais que alcancem o peso desejado na desmama em um tempo compatível com o sistema de produção, buscando sempre elevar a rentabilidade. Um exemplo de produção Intensiva é o Boi 7-7-7, totalizando 21 arrobas ao abate, com 24 meses de idade.
A adoção de tecnologias sustentáveis e produtivas traz inúmeros benefícios para todos os envolvidos na cadeia, desde o produtor até o consumidor final.

Segundo Renata, o produtor tem uma redução de custos e uma produção mais rápida e o consumidor, uma carne de melhor qualidade. “Além de considerarmos os benefícios econômicos, o sistema também apresenta vantagens ambientais, pois a precocidade na produção do gado garante maior produtividade na mesma área.”

Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPAs)

A discussão sobre novos delineamentos para sistemas produtivos é de grande relevância devido à demanda crescente por alimentos e a necessidade de racionalização dos recursos. Embora a monocultura seja a realidade dominante da produção agropecuária no Brasil, os sistemas integrados começaram a ser alvo de pesquisas, pois seriam a alternativa eficiente e sustentável para a produção vegetal e animal.
Todo trabalho de pesquisa buscará avaliar e identificar os sistemas integrados de produção em suas diferentes formas, com implantação e condução de arranjos produtivos para explorar sinergismos e propriedades emergentes nos compartimentos solo, plantas, animais e ambiente, demonstrando viabilidade técnica e econômica, bem como benefícios ecológicos e ambientais.

“O uso dos sistemas integrados permite a produção de alimentos de origem animal e vegetal, na mesma área e em único ano agrícola, tendo como benefícios as melhorias físicas, químicas e biológicas do solo, a intensificação da produtividade vegetal e animal, a mitigação de gases de efeito estufa, a racionalização do uso de defensivos e fertilizantes, além de possíveis vantagens econômicas, pautadas na diversificação de renda e no menor risco de flutuações de mercado”, detalha Renata.

Os sistemas integrados de produção agropecuária (SIPAs) têm como vantagens a melhoria na qualidade da pastagem, o bem-estar animal, conservação do solo e a diversificação da fonte de renda do produtor. “A recuperação da pastagem é essencial para fornecer os nutrientes necessários à alimentação animal e evitar processos de degradação, como a erosão”, destaca a diretora do IZ.

Segundo Renata, no Brasil, quase 15 milhões de hectares já utilizam a tecnologia de integração. “Nosso papel, como pesquisadores, é fortalecer a aplicação da tecnologia pelos produtores.”

A expectativa é que sejam avaliados na URT sistemas de sucessão de culturas que incluirão soja para a produção de grãos e milho consorciado com capim para produção de silagem, inseridas em áreas de plantio de eucalipto e mogno africano.

Os pesquisadores também querem mostrar aos produtores rurais a importância de incluir culturas anuais ou de ciclo longo em áreas exclusivas para pastagem. A inserção de soja e eucalipto nessas áreas contribui para a produtividade animal e vegetal, melhoria das condições do solo e sustentabilidade de sistemas de produção de carne. Com o sistema integrado o produtor também diversifica sua renda.
Estima-se que 4,8 milhões de hectares de pastagens estejam em estágio mediano de degradação e outros 1,5 milhão em estágio avançado em todo o Estado de São Paulo.

“A adoção de tecnologias sustentáveis e produtivas traz inúmeros benefícios para todos os envolvidos na cadeia, desde o produtor até o consumidor final”, enfatiza Renata.

Por Lisley Silvério (MTb. 26.194)
Assessora de Imprensa
Instituto de Zootecnia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento SP
Fone: (19) 3476-0841
E-mail: lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br

Notícias por Ano