bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Leilão Virtual de Reprodutores e Matrizes linhagem IZ

Ao falar em produção de carne no Brasil, o estado de São Paulo ocupa posição de destaque, sendo considerado um grande exportador de tecnologia. Para transferir a tecnologia gerada por meio da pesquisa científica ao setor produtivo, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), um dos institutos de pesquisa que contribui para a eficiência do processo de produção de carne, realizará dia 9 de setembro, a partir das 13h30, o tradicional Leilão de Reprodutores e Matrizes IZ do Centro Avançado de Pesquisa de Bovinos de Corte. A venda será virtual e ao vivo pelo Canal do Boi, com o apoio da Central Leilões.

Serão comercializados 42 reprodutores da raça Nelore, 13 reprodutores da raça Guzerá, 16 reprodutores da raça Caracu, 54 matrizes da raça Nelore. Os animais são oriundos do Programa de Melhoramento Genético do IZ, que busca atender com excelência as demandas dos pecuaristas.

Os touros e matrizes têm comprovado valor genético para características de crescimento, com grande capacidade de “colocar velocidade de crescimento e músculo” nos seus descendentes, sendo conhecidos como animais da “Linhagem IZ, uma linhagem de peso”.

As informações referentes aos animais do Programa são compartilhadas anualmente com o setor produtivo por meio do Sumário de Touros e Matrizes do IZ. A edição de 2021 está disponível em https://bit.ly/SumarioIZ2021 e as edições anteriores podem ser baixadas no site da instituição.

A pesquisadora Joslaine Cyrillo, diretora do Centro Avançado de Pesquisa de Bovinos de Corte, destaca que as pesquisas realizadas no Centro visam aumentar a produtividade e diminuir o impacto dos sistemas de produção no meio ambiente. “Há grande demanda por proteína animal obtida em sistemas produtivos e sustentáveis”.

Não só o produtor tem vantagens com a adoção de tecnologias geradas pela pesquisa científica, mas também o consumidor. “As tecnologias garantem carne de melhor qualidade. Bezerros oriundos de touros selecionados crescem mais rápido, aproveitam melhor o pasto e são abatidos mais jovens, garantindo carne mais macia, e mais barata, já que os animais permanecem menos tempo no rebanho”, detalha Joslaine.

A genômica, outra ferramenta científica que coloca a pecuária em um novo patamar, está também inserida nos estudos realizados no Centro. “Agregamos a tecnologia genômica nas pesquisas, que exige um banco de dados bem estruturado, composto por informações genealógicas, fenotípicas e genômicas dos animais, para a redução de riscos, viabilização da seleção para características de difícil mensuração, além do aperfeiçoamento dos processos de avaliação genética, com o cálculo de DEPs (diferença esperada na progênie) suficientemente confiáveis, proporcionando lucratividade e qualidade do produto”, explica Joslaine.

As tecnologias desenvolvidas pelo IZ estão disponíveis para todo o Brasil e também são utilizadas em outros países da América Latina. Touros, matrizes, sêmen e embriões podem ser adquiridos nos leilões anuais, ou por meio das principais empresas de comercialização de material genético do país parceiras do IZ, como CRV Lagoa, Alta Genetics, Seleon Biotecnologia e BR Embriões.

Canais para o Leilão

O leilão poderá ser acompanhado pelo Canal da Central Leilões no youtube em http://bit.ly/youtubeCentralLeiloesIZ e será transmitido ao vivo pela TV no Canal do Boi.

Os lances serão captados apenas pelos telefones da Central Leilões (18) 3622-4999 e (18) 99637-2999. Os interessados deverão se cadastrar pelo site da Central em https://centralleiloes.com.br/cadastre-se.php ou também pelo telefone (18) 3608-0999.

Outras informações sobre o leilão podem ser obtidas no Instituto de Zootecnia pelos contatos (16) 3475-9140 ou (16) 99111-3936 e e-mail jgcyrillo@sp.gov.br.

Por Lisley Silvério
Assessoria de Imprensa - IZ
lsilverio@sp.gov.br

 

Notícias por Ano